Para Professores


Nesta página professores podem encontrar recursos para o dia-a-dia de sala de aula, reflexões sobre pedagogia, didática e metodologia, agenda de cursos e eventos na área, e podem participar com questões, experiências e artigos.

Sua Carreira na EB

Formação Continuada

Networking

  • No 12th BRAZ-TESOl Convention nasceu o Bilingualism SIG (Special Interest Group) para ser mais um canal de comunicação e formação na área de Educação Bilíngue. Conheça os objetivos, os participantes e as novidades do Bilingualism SIG.
  • Nossa comunidade de Educação Bilíngue no Yahoo já tem mais de 600 que trocam experiências, dúvidas, artigos, acontecimentos. Os perfis são muito diversos, desde professores e coordenadores em escolas bilígües até pesquisadores na área de educação, além de pais interessados em educação bilíngue. No grupo há artigos, bancos de dados, ofertas de emprego e networking. O grupo é moderado, o que significa que inscrições e mensagens são sujeitas a aprovação.

Exemplos de Planejamento

  • Confira exemplos de planejamentos de projetos didáticos, sequências didáticas e atividades permanentes para a Educação Bilíngue, e compartilhe seus próprios planejamentos aqui.

Cursos e Eventos

  • Em busca de atualização ou aperfeiçoamento? Confira a oferta de cursos e eventos na área aqui.

Links Recomendados e Blogs Recomendados

Tem sede de saber, saber, saber…? Veja um caminho das pedras nos links imperdíveis! E não deixe de conferir alguns blogs que vale a pena conhecer aqui.

14 comentários

  1. estou no segundo semestre de faculdade , preciso fazer um trabalho sobre profissionais que atuam nas escolas regulares do Estado de São Paulo e bilíngues para surdos na Prefeitura Municipal. Quem são os professores especialistas?, interlocutores? Bilíngues? e professores de sala de recursos? Me chamo Marisa Hita irei se possível pessoalmente fazer a entrevista com professora dá área em Libras grata

    Curtir

  2. Selma quer parabenizar por esta página muito interessante para nós que pretendemos atuar na área de Pedagogia , estou cursando pretendo ,me especializar em psicopedagogia ,adorei as informações me serão de grande utilidade futuramente !

    Curtir

  3. Ola Selma.
    Tenho uma pergunta…. sou neo zelandesa, formada em ciencas agricolas com diploma pos em ensino daqui e dois anos de experienca em escola do governo daqui. Tenho marido brasileiro e ja trabalhei 6 anos dando aula num ONG em SP. Ser quiser, posso, legalmente, trabalhar em escola bilingui no Brasil? Obrigada
    Ruth

    Curtir

  4. Olá, Karina,
    Como as escolas bilíngues são escolas regulares, onde os alunos têm sua formação em todas as áreas do conhecimento, a legislação exige formação em Pedagogia para trabalhar com Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 5o ano (antiga 4a série), e licenciatura em Letras a partir do 6o ano até o Ensino Médio.
    Você precisará decidir se pretende lecionar para crianças ou adolescentes, e fazer uma graduação de cerca de 4 anos. Os cursos de pós-graduação na a habilitam para lecionar no ensino básico.
    Abraço,
    Selma

    Curtir

  5. Olá! Sou formada em Turismo, mas nunca exerci. Trabalhei apenas em escolas de Inglês e dei aulas particulares. Para ampliar meus conhecimentos na área, fiz o CELTA e tenho o Certificado do MIchigan Exam. Gostaria de saber o que é necessário para dar aulas em Escolas Bilingues. Seria necessário uma formação em Pedagogia ou Letras? Ou uma pós-graduação na área de educação já seria o suficiente? Gostaria de fazer algo rapido, para que pudesse entrar logo no mercado de trabalho, mas que seja a opção mais adequada para alcançar os objetivos aqui citados.
    Obrigada!
    Karina

    Curtir

  6. Bom dia Selma…. estou iniciando o ensino bilingue na ed. Infantil a partir de janeiro de 2013 e preciso de professores interessados. Como posso receber CV de pessoas interessadas? Obrigada!!! Cinthia

    Curtir

  7. Oi Selma,

    Eu sou formada em Psicopedagogia mas estou morando há 2 anos na Australia e nao cheguei a atuar na area. Prentendo voltar ao Brasil no proximo ano e preciso me atualizar. Andei fazendo algumas pesquisas pela Internet e uma especializacao em Educacao Infantil com enfoque na lingua inglesa é de meu interesse, mas nao estou encontrando nada especifico nesta area. Voce saberia me dizer aonde poderia encontrar? Assim como, mais informacoes em relacao a mercado de trabalho, precesso seletivo e salário base?

    Parabéns pelo site! Achei muito interessante e bem informativo.

    Obrigada desde já!

    Bruna

    Curtir

  8. Oi, Fabiana,
    Agradeço sua mensagem tão gentil. Você já explorou as “tags” (etiquetas) do blog? Elas te levam a posts específicos sobre os assuntos marcados.
    Você pode, se quiser, assinar o blog (subscribe) gratuitamente. Basta cadastrar seu e-mail e as postagens chegam direto para você.
    E finalmente, enviei um convite para você participar do Grupo Virtula sobre Educação Bilíngue (http://br.groups.yahoo.com/group/educacaobilingue/) e ter acesso a mais um monte de coisas!
    Boas leituras, e que Deus te abençoe também!
    Selma

    Curtir

  9. Olá! Sou Professora e Interprete de LIBRAS, gostei muito do site de vcs, há muitos assuntos importantes sobre bilinguismo, libras, educação para surdos. Estão de Parabéns!!! Gostaria de receber informativos em meu e-mail sobre seminarios, cursos, palestras, ou de materiais, livros para professores de libras, e sobre letramento de surdos.
    Agradeço desde já! E que Deus abençoe sempre o trabalho de vcs!!!

    Curtir

O que você acha? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s