Selma Moura


Selma Moura é pesquisadora do programa de doutorado em Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pedagoga e Mestre em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência em escolas bilíngues como professora, coordenadora pedagógica e consultora. É a criadora e moderadora deste blog. Currículo Lattes.

Publicações:

MOURA, Selma de Assis. Com quantas línguas se faz um país? Concepções e práticas de ensino em uma sala de aula na educação bilíngue. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009

MOURA, Selma de Assis. Educação Bilíngue no Brasil: possibilidades e desafios rumo a uma sociedade linguística e culturalmente plural. Anais da VI Semana de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

MOURA, Selma de Assis.O que é fluência? In: TROVÓ, Carol Olival. (Org.). Ensinando inglês para executivos brasileiros. 1 ed. São Paulo: Editora do Autor, 2011, v. 3, p. 29-38.

MOURA, Selma de Assis. Como deve ser o ensino de línguas estrangeiras no período de alfabetização na língua materna? Folha de São Paulo, Caderno Cotidiano, Seção Saber, 12/07/2010

MOURA, Selma de Assis. Quem de repente aprende: uma experiência de formação continuada em artes com professoras polivalentes na educação infantil. Revista Digital Art& – ISSN 1806-2962 – Ano VI – Número 10 – Novembro de 2008

MOURA, Selma de Assis. O papel da arte na formação dos jovens e na transformação das comunidades. Entrevista ao site Conexão Professor, da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Jun/2009

MOURA, Selma de Assis. Hoje é domingo, pede cahimbo: as parlendas e as cantigas na educação. Portal Cultura Infância.

MOURA, Selma de Assis. O resgate de brinquedos tradicionais da infância. Overmundo, 10/04/2008

MOURA, Selma de Assis. A importância da leitura de textos na Educação infantil. Pensando Bem – Informativo da Rede Colegium, Ano VI, out/2008

31 comentários

  1. Nossa, é difícil escolher um livro específico, pois há muitos autores, vertentes e focos. Prefiro citar autores essenciais da área: Jim Cummins, Ofelia Garcia, Suzanne Romaine, Ellen Bialystok e Marilyn Martin-Jones são, em minha opinião, os principais para iniciar.

    Curtir

  2. Sempre recomendo o livro de Ofélia Garcia, “Bilingual Education in the 21st century”, pois dá uma cobertura bem ampla de temas variados relacionados à EB. Você encontra na Amazon e em algumas livrarias no Brasil, como a Martins Fontes. Boa leitura!

    Curtir

  3. Olá Selma Moura, parabéns pelo seu trabalho !!
    Tenho interesse em saber quais são as dificuldades de aprendizagem bilingue na educação infantil, onde posso pesquisar mais sobre o assunto ou se vc tem alguma tese específica sobre isto.
    Obrigada, meu a-mail sernaglia.mirela@gmail.com

    Curtir

  4. Cara Selma

    Sou formada em letras Português Inglês( licenciatura), tenho mestrado em Ensino de Ingl6es como língua estrangeira e mais de 20 anos de sala de aula ensinando inglês para criancás e adultos. Desejo especializar-me no ensino às criancas da Educaçao Infantil e Ensino fundamental . tenho procurado cursos na àrea e encontrei algumas pós em docência para os anos inciais que acredito sejam interessantes para mim que não tive uma formação acadêmica de Pedagogia. Minhas perguntas são:
    Vc recomenda algum curso de especializaçao , pós ou mestrado em educação bilingue oferecido na modaldiade à distância?
    Caso eu não encontre um curso desse tipo, vc pode me informar se com minha formação aliada à pos em docencia na educacáo infantil e séries iniciais eu posso ser habilitada a dar aulas em escolas bilingues? Na verdade eu e um grupo de professores estamos planejando abrir uma escola bilíngue no futuro e eu já gostaria de me adiantar nos estudos.

    Desde já agradeço sua atenção .

    Curtir

  5. Olá, Viviam, obrigada pelo carinho!
    Dei um curso de fevereiro a abril no Sinpro-SP, e há previsão de um curso em julho, mas ainda não tenho nada confirmado.
    Assim que tiver notícias, posto aqui no blog. Se vc quiser acompanhar, pode assinar e receber os posts em seu e-mail.
    Um abraço, e boa sorte em seu percurso profissional nesta nova área!
    Selma

    Curtir

  6. Olá Selma! Estou super feliz por ter encontrado seus artigos e esse canal de comunicação com você. Sou professora de inglês há três anos em curso de idiomas, mas agora comecei a me interessar muito por formação bilingue na educação infantil, por isso comecei a pesquisar. Vi que você às vezes ministra cursos sobre o assunto. Haverá algum desses cursos ainda este ano? Você me indica algum em que possa investir? Obrigada por sua atenção, Viviam.

    Curtir

  7. bom Selma sou estudante de pedagogia e procuro escolas bilingues na região do grande ABCD para pesquisa do TCC vc pode me ajudar enviando os contatos destas escolas pois não encontrei na lista que tem no site
    Grata
    Cacilda

    Curtir

  8. Oi, Melissa,
    Desculpe, mas para respeitar os direitos autorais eu não posso enviar o livrinho. Mas acho que vale a pena a biblioteca da escola comprá-lo. O valor é acessível e ele vale a pena!
    Abraço,
    Selma

    Curtir

  9. Olá Selma, tudo bem?

    Hoje – 4ªf. 07/03/12, temos nosso encontro no SINPRO, mas com a questão do combustível, não temos condição de ir até lá. Qualquer problema ou aviso, se for possível, por favor nos avise (coord.jocy@monteirolobatosp.com.br; coord.vivi@monteirolobatosp.com.br).
    Um grande abraço e até a próxima aula,

    Maria Jocy (Colégio Monteiro Lobato)

    Viviane Abate (Colégio Monteiro Lobato)

    Maria Carolina Parisi (Colégio Monteiro Lobato)

    Curtir

  10. SELMA VOCÊ PODERIA ME ENVIAR A HISTÓRIA DO MENINO QUE APRENDEU A VER DA RUTH ROCHA? QUERO MONTAR UM PROJETINHO DE LITERATURA PARA MINHA TURMINHA
    OBRIGADA
    MELISSA

    Curtir

  11. Oi Selma, tudo bem?
    Sou professora de Ciências (6º ao 9º ano) e coordeno Ed. Infantil e Fund I em um colégio sócioconstrutivista que está intensificando o bilinguismo no inglês. Tenho ainda muito para aprender e tenho muuuuuuuuuuuuuitas dúvidas. Estou fazendo seu curso no SINPRO e estou adorando. Nas folhas de atividades sócioconstrutivistas, podemos usar linhas para o registro ou não? Não encontro resposta. Você teria alguma sugestão de literatura para eu desenvolva melhor essa atividades?
    Agradeço a ajuda,

    Abraço,

    Maria Jocy

    Curtir

  12. Olá Midiam,

    Que bom que o blog está ajudando. Sugiro que você visite especificamente a página Pesquisadores, no menu, que traz links para os trabalhos mais recentes publicados nesta área, como artigos, dissertações, teses, etc. Já deve dar um bom norte, e a bibliografia disponível em cada trabalho abre mais possibilidades ainda.
    Boa pesquisa!

    Selma

    Curtir

  13. Olá Selma
    Sou professora em uma escola de idiomas e pós graduanda em psicopedagogia. Meu trabalho de conclusão de curso assim como meu pré-projeto para Mestrado é sobre o processo de aprendizagem bilingue, especialmente na Ed. Infantil. Seu blog tem sido muito apreciado, porém tenho dificuldades em encontrar bibliografia nesse assunto. Como poderia me ajudar?
    Desde já muito obrigada
    Midiam

    Curtir

  14. Ola, Juliana,
    Essa questão e muito importante, pois a escola tem em suas maos um grande poder de fazer a diferença para melhor ou para pior na vida destas crianças.
    Vou pedir sua licença para responder este comentário em um post, porque creio que ele interessa a muitas pessoas. Posso reproduzir sua pergunta e minha resposta?
    Obrigada,
    Selma

    Curtir

  15. Olá Selma,

    Somos uma escola bilíngue no interior de São Paulo e estamos recebendo alunos asiáticos no EFII e EM somente com sua língua materna, o que torna a comunicação e as exigências curriculares dificultadas. Gostaríamos de um auxílio de como proceder em relação às notas e histórico desses alunos. Costuma ser dado um prazo de aquisição das línguas propostas na escola, inglês/Português para então serem avaliados? Podemos retê-los no ano (o que me parece injusto)?
    Aguardo sugestões de quem já tem essa experiência.

    Abraços,
    Juliana

    Curtir

  16. Bom dia, Selma

    sou estudante de Pedagogia da Unesp de São José do Rio Preto e também professora de inglês.
    Educação e ensino de língua sempre me interessaram muito e recentemente nasceu meu interesse pela Educação Bilíngue. Este site esá sendo muito útil

    Como trabalho final da disciplina Teoria e Prática da Ed. Infantil, estou escrvendo sobre o tema. É um pequeno artigo, discorrendo brevemente sobre a Ed. Infantil Bilíngue.

    Também gostaria muito de ler ser artigo ”Como deve ser o ensino de línguas estrangeiras no período de alfabetização na língua materna?”. E não consegui acessá-lo. Você poderia me enviar por email?

    Obrigada desde já

    Pollyana

    Curtir

  17. OI SELMA,TUDO BEM?!
    SOU SONIA, ARGENTINA MAS MORO NO BRASIL E TENHO DUAS FILHAS (MARINA,10 E MARTINA,08) QUE SÃO BILINGUES E ESTUDÃO INGLES DESDE OS 05 ANOS. TAMBEM SOU PROFESSORA DE ESPANHOL E ESTOU TERMINANDO A FACULDADE DE LETRAS/ESPANHOL. POR ISSO GOSTARIA MUITO DE LER A SUA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. SE PUDER ENVIA-LA, FICARIA MUITO GRATA. MEU EMAIL É: sonia_rando@ig.com.br . DESDE JA, PARABENS PELO TEMA!!!!

    Curtir

  18. Olá Selma. Estou escrevendo meu TCC sobre aquisição de segunda língua no contexto de escolas bilingues e gostaria de ler mais sobre o seu trabalho para poder me ajudar.

    Tentei acessar o texto”Como deve ser o ensino de línguas estrangeiras no período de alfabetização na língua materna?”, mas é restrito para assinantes do UOl. Gostaria de saber se você poderia disponibilizá-lo para mim?

    Obrigada!

    Raquel

    Curtir

  19. Olá, Viviane, obrigada pelo interesse.
    No momento este texto ainda não está disponível. Assim que estiver, avisarei aqui mesmo no blog.
    Um abraço,
    Selma

    Curtir

  20. Olá, ProfªSelma, sou alfabetizadora na turma de educação básica bilingue no município de Pomerode-SC e gostaria de ler o artigo “como deve ser o ensino de linguas estrangeiras no periodo de alfabetização da lingua materna”. Obrigada,
    Um abraço
    Viviane

    Curtir

  21. Olá!
    O artigo “como deve ser o ensino de linguas estrangeiras no periodo de alfabetização da lingua materna” só está disponível para assinantes da UOL. Você poderia enviá-lo por email?
    Um abraço

    Curtir

  22. Olá, Selma
    Gostaria de ler “como deve ser o ensino de linguas estrangeira no periodo de alfabetização…” porém só está disponivel para assinantes do uol.
    Você poderia enviar para o meu email?
    Estou terminando o curso de Pedagogia e escolhi o tema “alfabetização bilingue” para o TCC. Você poderia recomendar a bibliografia para esse assunto?
    Um abraço

    Curtir

  23. Selma,

    Você poderia me enviar sua dissertação de mestrado na íntegra. Estou trabalhando numa monografia sobre escolas bilíngues e escolas internacionais, e seria muito interessante ler o que escreveu.
    BTW, parabéns pelo trabalho que está realizando. Acompanho o SIG- TESOL, e sempre leio sobre seu trabalho na mídia.

    Fernanda
    fernanda_paro@hotmail.com

    Curtir

O que você acha? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s