O Blog Educação Bilíngue no Brasil – EBB apresenta reflexões, informações e conhecimentos mais recentes sobre bilinguismo, educação bilíngue, e ensino de línguas no Brasil. Reconhece e valoriza a diversidade cultural e linguística de nosso país e cria uma rede colaborativa de pais, professores e pesquisadores destas áreas. Este é um blog de divulgação científica e, para manter-se independente, não pertence a nenhuma escola ou empresa.

Os textos aqui presentes pertencem a seus autores e podem ser citados parcialmente mediante crédito ao autor e link ao blog.

Objetivos do EBB:

Dar acesso à informação e construir redes colaborativas entre professores, pesquisadores e pais interessados em bilinguismo e educação bilíngue.
Estabelecer pontes entre os conhecimentos científicos mais recentes e as práticas docentes nas escolas bilíngues.
Divulgar eventos como cursos, congressos, seminários e encontros.
Ser um repositório de informações confiáveis sobre a educação bilíngue.
Divulgar boas práticas na área de educação bilíngue, facilitando a busca de profissionais e pais por escolas e programas de qualidade bilíngue no país.

Código de Ética:

Este blog procura ser imparcial e apresentar vários pontos de vista. Valoriza o diálogo e a interação.
Sempre cita as fontes, e mostra os links de postagens de outros blogs e sites.

Permitida a reprodução parcial do conteúdo desde que citado o autor e mediante link para o blog.

História do EBB:

O blog Educação Bilíngue no Brasil começou em Março de 2008 . No início pretendia divulgar informações sobre educação bilíngue de forma mais acessível e organizada do que nos arquivos do Grupo Virtual sobre Educação Bilíngue que existe desde julho de 2005.

Com a familiarização do uso de blogs como ferramenta de comunicação e educação e o crescimento do blog, tanto em termos de conteúdo quanto de acessos, começamos a pensar em reorganizar o blog original de forma a tornar seu conteúdo mais fácil de se navegar.

Assim, surgiu esta nova versão do Educação Bilíngue no Brasil, com novo visual e nova estrutura. Agora ficou mais fácil localizar as informações por temas e disponibilizar mais conteúdo on-line.

Bem vindo!

Selma Moura

35 thoughts on “O EBB

  1. henrytaborelli says:

    ola , sou professor de inglês e gostaria de fazer um curso ead na área bilíngue , por favor ajude com as informações ….

  2. Nair Domingues says:

    Selma, boa tarde! Me interessei pelo curso “Educação Bilingue” que será oferecido em outubro/2018. Gostaria de obter mais informações sobre duração do curso e carga horária, valor, se é online ou presencial e se há certificação. Além de mim, há um grupo de professores de Salvador interessado também (11 pessoas).

  3. Edson Dias says:

    Olá, Selma. Estive em uma fantastica fala sua onde você mencionou que os especialistas no ensino de línguas passam a considerar mais 2 habilidades a serem levadas em consideração alem das que estamos habituados: escuta, fala, leitura e escrita. Poderia, por favor, me refrescar a memória: quais eram elas e sobre o que se tratam. Agradeço desde já

  4. Pingback: Educação Bilíngue - Um mundo de benefícios! | Entretanto : Entretanto

    • Selma Moura says:

      Sempre recomendo o livro de Ofélia Garcia, “Bilingual Education in the 21st century”, pois dá uma cobertura bem ampla de temas variados relacionados à EB. Você encontra na Amazon e em algumas livrarias no Brasil, como a Martins Fontes. Boa leitura!

    • Selma Moura says:

      Nossa, é difícil escolher um livro específico, pois há muitos autores, vertentes e focos. Prefiro citar autores essenciais da área: Jim Cummins, Ofelia Garcia, Suzanne Romaine, Ellen Bialystok e Marilyn Martin-Jones são, em minha opinião, os principais para iniciar.

  5. Mirela de Souza Sernaglia Cano says:

    Olá Selma Moura, parabéns pelo seu trabalho !!
    Tenho interesse em saber quais são as dificuldades de aprendizagem bilingue na educação infantil, onde posso pesquisar mais sobre o assunto ou se vc tem alguma tese específica sobre isto.
    Obrigada, meu a-mail sernaglia.mirela@gmail.com

  6. Marta Peixoto says:

    Cara Selma

    Sou formada em letras Português Inglês( licenciatura), tenho mestrado em Ensino de Ingl6es como língua estrangeira e mais de 20 anos de sala de aula ensinando inglês para criancás e adultos. Desejo especializar-me no ensino às criancas da Educaçao Infantil e Ensino fundamental . tenho procurado cursos na àrea e encontrei algumas pós em docência para os anos inciais que acredito sejam interessantes para mim que não tive uma formação acadêmica de Pedagogia. Minhas perguntas são:
    Vc recomenda algum curso de especializaçao , pós ou mestrado em educação bilingue oferecido na modaldiade à distância?
    Caso eu não encontre um curso desse tipo, vc pode me informar se com minha formação aliada à pos em docencia na educacáo infantil e séries iniciais eu posso ser habilitada a dar aulas em escolas bilingues? Na verdade eu e um grupo de professores estamos planejando abrir uma escola bilíngue no futuro e eu já gostaria de me adiantar nos estudos.

    Desde já agradeço sua atenção .

  7. Viviam G. O² says:

    Olá Selma! Estou super feliz por ter encontrado seus artigos e esse canal de comunicação com você. Sou professora de inglês há três anos em curso de idiomas, mas agora comecei a me interessar muito por formação bilingue na educação infantil, por isso comecei a pesquisar. Vi que você às vezes ministra cursos sobre o assunto. Haverá algum desses cursos ainda este ano? Você me indica algum em que possa investir? Obrigada por sua atenção, Viviam.

    • Selma Moura says:

      Olá, Viviam, obrigada pelo carinho!
      Dei um curso de fevereiro a abril no Sinpro-SP, e há previsão de um curso em julho, mas ainda não tenho nada confirmado.
      Assim que tiver notícias, posto aqui no blog. Se vc quiser acompanhar, pode assinar e receber os posts em seu e-mail.
      Um abraço, e boa sorte em seu percurso profissional nesta nova área!
      Selma

  8. Cacilda da Costa Bastos Bitencourt says:

    bom Selma sou estudante de pedagogia e procuro escolas bilingues na região do grande ABCD para pesquisa do TCC vc pode me ajudar enviando os contatos destas escolas pois não encontrei na lista que tem no site
    Grata
    Cacilda

  9. Jocy says:

    Olá Selma, tudo bem?

    Hoje – 4ªf. 07/03/12, temos nosso encontro no SINPRO, mas com a questão do combustível, não temos condição de ir até lá. Qualquer problema ou aviso, se for possível, por favor nos avise (coord.jocy@monteirolobatosp.com.br; coord.vivi@monteirolobatosp.com.br).
    Um grande abraço e até a próxima aula,

    Maria Jocy (Colégio Monteiro Lobato)

    Viviane Abate (Colégio Monteiro Lobato)

    Maria Carolina Parisi (Colégio Monteiro Lobato)

  10. MELISSA SUGUIYAMA says:

    SELMA VOCÊ PODERIA ME ENVIAR A HISTÓRIA DO MENINO QUE APRENDEU A VER DA RUTH ROCHA? QUERO MONTAR UM PROJETINHO DE LITERATURA PARA MINHA TURMINHA
    OBRIGADA
    MELISSA

    • Selma Moura says:

      Oi, Melissa,
      Desculpe, mas para respeitar os direitos autorais eu não posso enviar o livrinho. Mas acho que vale a pena a biblioteca da escola comprá-lo. O valor é acessível e ele vale a pena!
      Abraço,
      Selma

  11. Maria Jocy says:

    Oi Selma, tudo bem?
    Sou professora de Ciências (6º ao 9º ano) e coordeno Ed. Infantil e Fund I em um colégio sócioconstrutivista que está intensificando o bilinguismo no inglês. Tenho ainda muito para aprender e tenho muuuuuuuuuuuuuitas dúvidas. Estou fazendo seu curso no SINPRO e estou adorando. Nas folhas de atividades sócioconstrutivistas, podemos usar linhas para o registro ou não? Não encontro resposta. Você teria alguma sugestão de literatura para eu desenvolva melhor essa atividades?
    Agradeço a ajuda,

    Abraço,

    Maria Jocy

  12. Midiam Golino says:

    Olá Selma
    Sou professora em uma escola de idiomas e pós graduanda em psicopedagogia. Meu trabalho de conclusão de curso assim como meu pré-projeto para Mestrado é sobre o processo de aprendizagem bilingue, especialmente na Ed. Infantil. Seu blog tem sido muito apreciado, porém tenho dificuldades em encontrar bibliografia nesse assunto. Como poderia me ajudar?
    Desde já muito obrigada
    Midiam

    • Selma Moura says:

      Olá Midiam,

      Que bom que o blog está ajudando. Sugiro que você visite especificamente a página Pesquisadores, no menu, que traz links para os trabalhos mais recentes publicados nesta área, como artigos, dissertações, teses, etc. Já deve dar um bom norte, e a bibliografia disponível em cada trabalho abre mais possibilidades ainda.
      Boa pesquisa!

      Selma

  13. Juliana says:

    Olá Selma,

    Somos uma escola bilíngue no interior de São Paulo e estamos recebendo alunos asiáticos no EFII e EM somente com sua língua materna, o que torna a comunicação e as exigências curriculares dificultadas. Gostaríamos de um auxílio de como proceder em relação às notas e histórico desses alunos. Costuma ser dado um prazo de aquisição das línguas propostas na escola, inglês/Português para então serem avaliados? Podemos retê-los no ano (o que me parece injusto)?
    Aguardo sugestões de quem já tem essa experiência.

    Abraços,
    Juliana

    • Selma Moura says:

      Ola, Juliana,
      Essa questão e muito importante, pois a escola tem em suas maos um grande poder de fazer a diferença para melhor ou para pior na vida destas crianças.
      Vou pedir sua licença para responder este comentário em um post, porque creio que ele interessa a muitas pessoas. Posso reproduzir sua pergunta e minha resposta?
      Obrigada,
      Selma

  14. Pollyana says:

    Bom dia, Selma

    sou estudante de Pedagogia da Unesp de São José do Rio Preto e também professora de inglês.
    Educação e ensino de língua sempre me interessaram muito e recentemente nasceu meu interesse pela Educação Bilíngue. Este site esá sendo muito útil

    Como trabalho final da disciplina Teoria e Prática da Ed. Infantil, estou escrvendo sobre o tema. É um pequeno artigo, discorrendo brevemente sobre a Ed. Infantil Bilíngue.

    Também gostaria muito de ler ser artigo ”Como deve ser o ensino de línguas estrangeiras no período de alfabetização na língua materna?”. E não consegui acessá-lo. Você poderia me enviar por email?

    Obrigada desde já

    Pollyana

  15. Sonia M. Bravo Rando Tonsig says:

    OI SELMA,TUDO BEM?!
    SOU SONIA, ARGENTINA MAS MORO NO BRASIL E TENHO DUAS FILHAS (MARINA,10 E MARTINA,08) QUE SÃO BILINGUES E ESTUDÃO INGLES DESDE OS 05 ANOS. TAMBEM SOU PROFESSORA DE ESPANHOL E ESTOU TERMINANDO A FACULDADE DE LETRAS/ESPANHOL. POR ISSO GOSTARIA MUITO DE LER A SUA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. SE PUDER ENVIA-LA, FICARIA MUITO GRATA. MEU EMAIL É: sonia_rando@ig.com.br . DESDE JA, PARABENS PELO TEMA!!!!

  16. Raquel Carvalho says:

    Olá Selma. Estou escrevendo meu TCC sobre aquisição de segunda língua no contexto de escolas bilingues e gostaria de ler mais sobre o seu trabalho para poder me ajudar.

    Tentei acessar o texto”Como deve ser o ensino de línguas estrangeiras no período de alfabetização na língua materna?”, mas é restrito para assinantes do UOl. Gostaria de saber se você poderia disponibilizá-lo para mim?

    Obrigada!

    Raquel

  17. Viviane Beckert Spiess says:

    Olá, ProfªSelma, sou alfabetizadora na turma de educação básica bilingue no município de Pomerode-SC e gostaria de ler o artigo “como deve ser o ensino de linguas estrangeiras no periodo de alfabetização da lingua materna”. Obrigada,
    Um abraço
    Viviane

  18. solange young says:

    Olá!
    O artigo “como deve ser o ensino de linguas estrangeiras no periodo de alfabetização da lingua materna” só está disponível para assinantes da UOL. Você poderia enviá-lo por email?
    Um abraço

  19. Solange says:

    Olá, Selma
    Gostaria de ler “como deve ser o ensino de linguas estrangeira no periodo de alfabetização…” porém só está disponivel para assinantes do uol.
    Você poderia enviar para o meu email?
    Estou terminando o curso de Pedagogia e escolhi o tema “alfabetização bilingue” para o TCC. Você poderia recomendar a bibliografia para esse assunto?
    Um abraço

  20. Fernanda Paro says:

    Selma,

    Você poderia me enviar sua dissertação de mestrado na íntegra. Estou trabalhando numa monografia sobre escolas bilíngues e escolas internacionais, e seria muito interessante ler o que escreveu.
    BTW, parabéns pelo trabalho que está realizando. Acompanho o SIG- TESOL, e sempre leio sobre seu trabalho na mídia.

    Fernanda
    fernanda_paro@hotmail.com

Deixe uma resposta