Desde 2013, quando a cidade do Rio de Janeiro iniciou o projeto de implantação de escolas públicas bilíngues por meio do projeto Multirio, um número crescente de crianças passou a ter acesso a um ensino ministrado em duas línguas.
Para quem pensa que o Inglês é a única língua ensinada nas escolas públicas, vale a pena conferir a sala de aula da Escola Municipal Professora Didia Machado Fortes. Veja só a língua que estes pequenos estão aprendendo:
Gostou? E em outras escolas se fazem presentes ainda outras línguas, como no CIEP (Centro Integrado de Educação Púbica) Darcy Ribeiro, no CIEP Oswald de Andrade, na Escola Municipal Epitácio Pessoa, onde as crianças aprendem em português e alemão. Olha que lindo!
Além do Francês e do Alemão, não poderia faltar a língua de nossos vizinhos mais próximos e mais abundantes, o Espanhol, que está presente na Escola Municipal Holanda. Confira abaixo:
E como não podia deixar de ser, a língua inglesa também está presente, como mostra o CIEP Presidente Agostinho Neto:
Então, se você ainda não sabia que a educação bilíngue está comendo a crescer também nas escolas públicas do Brasil, fico feliz por poder trazer esta informação a você. Estas são apenas as primeiras, muitas mais já têm se instaurado nas diversas regiões do Brasil, e no próximo post você vai conhecer mais exemplos.
Quer contribuir com este crescimento? Curta os vídeos lá no Youtube e deixe seus comentários para estes professores que fazem acontecer. E acompanhe as novidades por aqui e também no Instagram @educacaobilinguebrasil
Selma Moura
One thought on “Escolas públicas bilíngues se expandem pelo Brasil: conheça as do Rio de Janeiro”
Que maravilha, Selma! Temos no município também. Tem uma turma boa de professores das escolas bilingues municipais lá no mestrado/doutorado da UERJ que tive o prazer de conhecer. Trabalho lindo❤