Especialista analisa a evolução do ensino bilíngue no Brasil

By: Giulia Marini On:

Texto originalmente publicado em http://www.direitoenegocios.com/especialista-analisa-evolucao-do-ensino-bilingue-no-brasil/

Depois de um longo período de quarentena e aulas a distância, a educação volta ao centro das discussões no Brasil. Enquanto o impasse sobre o formato das aulas continua, Selma Moura, Mestre em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo, fez uma análise sobre a evolução do ensino bilíngue no país, destacando o forte crescimento nos últimos anos e a criação de uma política nacional para esse tipo de programa. O material acabou de ser publicado pela revista New Routes, voltada para os profissionais de educação, e que traz na sua versão digital novos recursos interativos.

No artigo, a autora destaca o crescimento das escolas bilíngues no país, com a adoção da grade em instituições públicas. O texto também aborda a criação de uma diretriz pelo Conselho Nacional de Educação com o objetivo de desenvolver uma política nacional de educação bilíngue, apresentada para consulta pública em junho de 2020, tendo uma versão final aprovada por unanimidade em julho do mesmo ano.

A autora também aponta no material os desafios para as escolas e professores, exigindo dos profissionais pré-requisitos como a proficiência na língua de instrução, com um nível mínimo de B2 de acordo com o CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Além disso, considerando que a formação inicial da docência nas faculdades do Brasil não oferece estudos em bilinguismo e educação bilíngue, será necessário um curso de pós-graduação abordando esses temas, com carga horária mínima de 120 horas.

A crescente demanda, a expansão de oferta e as exigências de regulamentação reforçaram a necessidade dos professores e profissionais de educação estarem constantemente atualizados com as novidades, estudos e metodologias educacionais. Com base nesse cenário, a New Routes, publicação da Disal que há mais de 20 anos conecta profissionais e instituições aos avanços do ensino, apresenta novas funcionalidades de sua edição digital.

Com fácil acesso por computador, tablet ou celular, a revista passa a contar com recursos audiovisuais. O leitor poderá conferir a diferença logo no editorial da edição deste mês de janeiro, que traz uma mensagem em vídeo do editor Jack Scholes.

Outra novidade é que os textos passaram a ser interativos e as marcas dos anunciantes ou de fornecedores piscam no corpo das matérias, integradas ao conteúdo, fazendo um link com suas respectivas páginas na internet para mais informações. O mesmo acontece com os livros sugeridos, onde as imagens levam direto para a loja virtual.

A nova New Routes traz, ainda, entrevista do editor Jack Scholes com Elaine Hodgson, redatora de livros didáticos, professora e formadora de professores, sobre diversidade e artigo de Vinícius Nobre,  Diretor de Educação do CNA, sobre a avaliação tradicional e suas características no ensino de idiomas. Confira na íntegra em: https://cutt.ly/kj3LQxp

Sobre a Disal Distribuidora: Há mais de meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas, e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 400 editoras e mais de 400 mil títulos comercializados. Tem 18 filiais distribuídas nas principais cidades do país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos. Saiba mais em www.disal.com.br

Informações para imprensa

KB!COM | Comunicação Corporativa

11 4332.9808 | 99211.7420

Diego Ramos – press@kbcomunicacao.com.br

Giulia Marini – redacao@kbcomunicacao.com.br

Rogério Porto – rogerio@kbcomunicacao.com.br / jornalismo@kbcomunicacao.com.br

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Most Popular

Social Media

On Key

Related Posts