Adeus 2020, bem vindo 2021!

Uau, que ano tivemos! Não conheço nenhum educador que não tenha sentido que viveu mais desafios no ano que terminou do que em muitos anos de sua carreira profissional. De repente nos vimos transplantados de nossas salas de aula, do contato diário com nossos alunos, das interações pessoais, olho no olho, para um ambiente virtual para o qual ninguém estava preparado.

Tivemos que “trocar os pneus com o carro andando”. Tivemos que aprender rapidamente como dar continuidade ao ensino sem usar os recursos a que estávamos acostumados. Entramos nas casas de nossos alunos e aprendemos mais sobre eles e suas famílias, ao mesmo tempo em que as famílias aprenderam mais sobre os muitos desafios de ensinar crianças e adolescentes. É difícil fazer um balanço dos ganhos e perdas que tivemos nesta crise sem precedente em nosso tempo de vida. Talvez com o tempo e o distanciamento possamos enxergar melhor algo no qual ainda continuamos envolvidos.

Mas como sempre acontece, vieram as – abençoadas e mais bem-vindas do que nunca – férias. E sem poder viajar ou sair de casa como gostaríamos, inventamos formas alternativas de renovar as energias e nos preparar para um novo ano, agora mais resilientes e sabedores do que nos aguarda, temerosos do cenário ainda nebuloso, mas esperançosos de que a vacina logo chegue e que possamos retomar nossas vidas com o contato pessoal que tanto valorizamos na educação.

Estamos todos imersos nesta mescla de medo e esperança, mas não estamos sós. Podemos sempre contar com nossos amigos e colegas de profissão para nos ouvir, acolher e apoiar, como vi acontecer inúmeras vezes ao longo deste ano, A cada um dos que me lê desejo um ano mais suave e generoso. Desejo força e coragem. E que vocês tenham com quem contar entre seus amigos para nos apoiar mutuamente e superarmos este momento.

 

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.” (Guimarães Rosa em ‘Grade Sertão: Veredas’)

 

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Most Popular

Social Media

On Key

Related Posts

Adeus 2020, bem vindo 2021!

Uau, que ano tivemos! Não conheço nenhum educador que não tenha sentido que viveu mais desafios no ano que terminou do que em muitos anos