Aprovada a súmula das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Plurilíngue

Dr Ivan Siqueira, CEB-MEC

Finalmente! Este é um momento histórico para aqueles que estudam, trabalham ou pesquisam na área de Educação Bilíngue: a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais traz importantes definições e regulamentações para todos, orientando escolas e familiares sobre o que é, de fato, uma escola bilíngue.

A iniciativa, liderada pelo conselheiro Dr. Ivan Siqueira, na Câmara de Educação Básica do Ministério da Educação, envolveu a participação de diversos atores sociais como universidades e seus pesquisadores, escolas, empresas e a sociedade civil mais ampla, inclusive com uma consulta pública e diversos webinars de esclarecimento aos interessados.

Acompanhe aqui no blog novidades sobre este tema.

Para ler o texto das Diretrizes clique aqui:

Texto referência – Parecer sobre Educação Bilíngue

Para ler a súmula do Parecer CNE 2/2020 que aprova as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue.
Íntegra da Publicação: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/sumula-de-pareceres-278232310

Parabéns a todos os que se dedicaram a estudar e contribuir com esta regulamentação. Desejo que este parecer venha melhorar a qualidade do ensino e ampliar o acesso à educação bilíngue para mais crianças, jovens e adultos.

Resolução Educação Bilíngue SP

Resolução_02-2020-CEDF__Versão_Site-Final

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

14 thoughts on “Aprovada a súmula das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Plurilíngue

  1. Adriana Campbell says:

    Olá Selma,

    O link para acesso ao texto referência não está funcionando. Como faço para ter acesso a esse material?
    Obrigada!

  2. Larissa Mello says:

    Profa. Selma, obrigada por compartilhar! Desde que comecei a pesquisar sobre educação bi/multilíngue no Brasil, questionávamos a ausência de regulamentação. Realmente é uma grande conquista!

  3. Henrique says:

    O DOU fala que “Comissão vota pela aprovação das Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue, na forma deste Parecer e do Projeto de Resolução em anexo, do qual é parte integrante Decisão da Câmara: APROVADO por unanimidade.” O conteudo “em anexo” seria o do Parecer? As diretrizes são o Parecer? Desculpe, ficou confuso para mim.

    • Selma Moura says:

      Oi Henrique,
      O parecer foi aprovado mas ainda não foi homologado (publicado no Diário Oficial). Assim que ele for publicado, colocarei aqui no blog, divulgando para toda a comunidade. Agora falta pouco.
      Abraço,
      Selma

  4. Camila Barbosa says:

    Olá Selma, que ótima noticia!
    Não consegui acessar “Texto referência – Parecer sobre Educação Bilíngue” para ler o texto das diretrizes.

  5. Adriana says:

    Bom dia Selma,

    O Parecer foi aprovado na íntegra? A carga horária mínima proposta e a formação do docente, certificação de proficiência do aluno também?

    Muito obrigada!

    • Selma Moura says:

      Oi Adriana,
      O texto original recebeu mais de 100 respostas na consulta pública e foi modificado. Precisamos aguardar a publicação em Diário Oficial para lermos a versão final. Assim que foi publicado compartilho aqui. Um abraço.

Deixe uma resposta

On Key

Related Posts