Global Education Seminar 2020, em São Paulo em novembro


É um evento anual criado pelo São Paulo Open Centre para difundir a Educação Internacional no Brasil. Sua programação promoverá sempre oportunidade para reunir professores e lideranças educacionais brasileiras e do exterior para a discussão de novos conceitos, compartilhamento de experiências e de desafios que dizem respeito a Educação do Século XXI.

Sua primeira edição aconteceu em 2019 com foco no conceito da Competência Global, competência que passou a compor o exame PISA em 2018. Foi sediado no Colégio Mackenzie em São Paulo e reuniu educadores brasileiros e palestrantes dos Estados Unidos e Inglaterra.

A cada ano, será tratado um tema gerador que direcionará as discussões dos workshops, sessões dialogadas e sessões plenárias.

RoadMap to intercultural and Bilingual Education

A Educação Bilíngue no Brasil é um movimento recente e ainda sem uma legislação que dê parâmetros para seu funcionamento e muito pouca pesquisa para avaliar seu impacto. Em paralelo no mundo, considerando já as experiências no século XXI, há muitos dados de pesquisas que sugerem que a Educação Bilíngue é efetiva e vantajosa para todos os estudantes. Existem formas diversas de educação bilíngue em países como o Canadá, Estônia, Colômbia, Estados Unidos, Pais de Gales, Holanda e outros.

  • Quais são as experiências desses países nas quais podemos nos inspirar?
  • Quais são as perspectivas da Educação Bilíngue no Brasil ?
  • Qual o conceito de bilinguismo apropriado para o nosso país, considerando as suas singularidades?
  • Como implantar e manter uma “Dual language school”?
  • Como desenvolver a interculturalidade em nossos programas ?
  • O que conhecemos da atividade cerebral ? Todas as pessoas usam a mesma área do cérebro para falar diferentes línguas ?
  • Segundo pesquisadores multilíngues já são a maioria da população mundial. Mas serão eles bileterados

Temos um importante processo para desenvolver, com tensões, acertos, ampliação de oportunidades de aprendizagem para todos, alunos, professores, lideranças e famílias. Vivemos um pais com muitas línguas: indígenas, de fronteiras, dos novos fluxos migratórios e grandes desafios para atrair, reter e formar novos professores para navegarem nessa que é a nossa complexa, intrigante sociedade atual.

Teremos 2 dias com especialistas nacionais e internacionais, representando o nosso pais, a América Latina, a Europa e o Japão. Vozes diversas, com muita sabedoria e vontade de compartilhar experiências em prol da qualidade da Educação.Palestras , workshops e sessões dialogadas comporão a programação do Global Education Seminar 2020.

O seminário acontecerá dias 13 e 14 de novembro no Auditório Escola Americana , Colégio Mackenzie campus Higienópolis.

Palestrantes

Peeter Mehisto

Autor de obras consagradas sobre CLIL e Educação Bilíngue, Mehisto apoiou o desenvolvimento e gerenciamento de programas de educação bilíngue e trilíngue, nos níveis primário, secundário e universitário na Ásia, México e Europa. Atualmente Peeter pesquisa a história de sucesso do PISA da Estônia. Ele também faz parte do grupo de trabalho da OCDE sobre a iniciativa global Education and Skills 2030.

Tracey Tokuhama-Espinosa

É autora de oito livros sobre a ciência da mente, cérebro e educação, além de dezenas de artigos relacionados a esse campo nascente. Seus trabalhos mais recentes são Neuromyths (2018) e Os Cinco Pilares da Mente (2019). Atualmente, ela conduz pesquisas educacionais com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais do Equador (FLACSO) em Quito. Ela é ex-membro do painel de especialistas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para redefinir o novo conhecimento pedagógico dos professores devido às contribuições da tecnologia e da neurociência. Ela é a fundadora da Connections: The Learning Sciences Platform, que fornece recursos baseados em evidências para os professores. Tokuhama-Espinosa trabalha com escolas, universidades, governos e organizações não-governamentais em mais de quarenta países ao redor do mundo. Ela é ex-diretora do Instituto de Ensino e Aprendizagem (IDEA) e diretora de aprendizado on-line da Universidade San Francisco de Quito, e diretora fundadora de educação na Universidade Americana de Quito (Universidad de las Americas). Sua pesquisa atual se concentra na integração da mente, cérebro e ciências da educação na prática diária dos professores e no desenvolvimento profissional; mudanças nas habilidades matemáticas e pré-alfabetização pré-escolar com base no neuroconstrutivismo; multilinguismo; e a alavancagem da tecnologia para melhorar os resultados da aprendizagem.

Curtis Kelly

Professor, palestrante e escritor é professor de inglês na Universidade de Kansai, no Japão. Ele passou a maior parte de sua vida desenvolvendo métodos e materiais centrados no aluno para alunos de inglês, especialmente aqueles com baixa confiança, baixa capacidade e baixa motivação. Ele acredita que os alunos devem ser atraídos para o estudo do inglês em vez de incentivados. Ele fez mais de 330 apresentações e escreveu 29 livros, incluindo Habilidades Ativas para Comunicação (Cengage), Writing from Within (Cambridge) e Rabiscos Significativos. É um dos fundadores das conferências da FAB, a JALT BRAIN SIG, e produtor do Mind BrainEd Think Tanks, uma revista que conecta a ciência do cérebro ao ensino de idiomas.

Selma Moura

Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Pedagoga e especialista em Linguagens das Artes pela USP. Tem experiência na área de Educação como professora, coordenadora e diretora, com ênfase em educação bilíngue, ensino e aprendizagem de línguas, desenvolvimento de currículo e formação de professores. Atualmente interessa-se pela educação de crianças de origem imigrante em contextos de crescente diversidade no Brasil, por etnografia da linguagem, sociolinguística e letramentos multilíngues. Faz parte do corpo docente do Instituto Singularidades e do Instituto Superior de Educação de Ivoti, atuando na pós-graduação em Educação Bilíngue. É autora de artigos e co-autora de livros na área de educação bilíngue e linguagens das artes. Faz parte do BRAZ-TESOL Bilingualism SIG e é a editora deste blog.

Mirela Ramacciotti

Formada em Direito pela USP; licenciada em inglês pela Universidade Mackenzie; habilitada em tradução pela Associação Alumni; pós-graduada em Linguística Aplicada pela Universidade de Birmingham e em Neurociências e Psicologia Aplicada pela Universidade Mackenzie e com curso de extensão em Mind, Brain and Education pela Harvard Extension School of Education. Mestre em Educação Interdisciplinar pela Johns Hopkins University e Doutoranda em Neurociências na USP.

Com uma atuação de mais de 28 anos em escolas de inglês como língua estrangeira; coordenou equipes, dirigiu escola, treinou professores e elaborou materiais para o ensino de inglês além de ser examinadora oral dos exames Cambridge English credenciada pelo São Paulo Open Centre.

Atualmente presta consultoria educacional e divulga a ciência da Mente, Cérebro e Educação pelo site http://www.neuroeducamente.com.br

Ivan Siqueira

Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Doutor em Letras (FFLCH/USP), é professor na Escola de Comunicações e Artes da USP onde leciona “English for academic purposes” e “English Language”. Atuou por 10 anos como professor na educação básica pública e privada em São Paulo. Foi professor visitante na Kyoto University for Foreign Studies (Japão).

Áreas de pesquisa e atuação:  Língua Inglesa, Artes, Educação e Computação.

Todas as informações estão disponíveis em https://saopauloopencentre.com.br/global-education-seminar-2020/#Tema-do-Seminario

Localização do Seminário

Auditório Escola Americana , Colégio Mackenzie campus Higienópolis

R. Itambé, 145 – Higienópolis, São Paulo – SP, 01239-001

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

One thought on “Global Education Seminar 2020, em São Paulo em novembro

  1. Adriana Green says:

    Bom dia!

    Qual é o valor do seminário?

    Para Centros Oficiais Examinadores da University of Cambridge é possível obter algum desconto?

    Obrigada!

Deixe uma resposta

On Key

Related Posts