É um evento anual criado pelo São Paulo Open Centre para difundir a Educação Internacional no Brasil. Sua programação promoverá sempre oportunidade para reunir professores e lideranças educacionais brasileiras e do exterior para a discussão de novos conceitos, compartilhamento de experiências e de desafios que dizem respeito a Educação do Século XXI.

Sua primeira edição aconteceu em 2019 com foco no conceito da Competência Global, competência que passou a compor o exame PISA em 2018. Foi sediado no Colégio Mackenzie em São Paulo e reuniu educadores brasileiros e palestrantes dos Estados Unidos e Inglaterra.
A cada ano, será tratado um tema gerador que direcionará as discussões dos workshops, sessões dialogadas e sessões plenárias.

RoadMap to intercultural and Bilingual Education
A Educação Bilíngue no Brasil é um movimento recente e ainda sem uma legislação que dê parâmetros para seu funcionamento e muito pouca pesquisa para avaliar seu impacto. Em paralelo no mundo, considerando já as experiências no século XXI, há muitos dados de pesquisas que sugerem que a Educação Bilíngue é efetiva e vantajosa para todos os estudantes. Existem formas diversas de educação bilíngue em países como o Canadá, Estônia, Colômbia, Estados Unidos, Pais de Gales, Holanda e outros.
- Quais são as experiências desses países nas quais podemos nos inspirar?
- Quais são as perspectivas da Educação Bilíngue no Brasil ?
- Qual o conceito de bilinguismo apropriado para o nosso país, considerando as suas singularidades?
- Como implantar e manter uma “Dual language school”?
- Como desenvolver a interculturalidade em nossos programas ?
- O que conhecemos da atividade cerebral ? Todas as pessoas usam a mesma área do cérebro para falar diferentes línguas ?
- Segundo pesquisadores multilíngues já são a maioria da população mundial. Mas serão eles bileterados
Temos um importante processo para desenvolver, com tensões, acertos, ampliação de oportunidades de aprendizagem para todos, alunos, professores, lideranças e famílias. Vivemos um pais com muitas línguas: indígenas, de fronteiras, dos novos fluxos migratórios e grandes desafios para atrair, reter e formar novos professores para navegarem nessa que é a nossa complexa, intrigante sociedade atual.
Teremos 2 dias com especialistas nacionais e internacionais, representando o nosso pais, a América Latina, a Europa e o Japão. Vozes diversas, com muita sabedoria e vontade de compartilhar experiências em prol da qualidade da Educação.Palestras , workshops e sessões dialogadas comporão a programação do Global Education Seminar 2020.
O seminário acontecerá dias 13 e 14 de novembro no Auditório Escola Americana , Colégio Mackenzie campus Higienópolis.
Palestrantes

Peeter Mehisto
Autor de obras consagradas sobre CLIL e Educação Bilíngue, Mehisto apoiou o desenvolvimento e gerenciamento de programas de educação bilíngue e trilíngue, nos níveis primário, secundário e universitário na Ásia, México e Europa. Atualmente Peeter pesquisa a história de sucesso do PISA da Estônia. Ele também faz parte do grupo de trabalho da OCDE sobre a iniciativa global Education and Skills 2030.

Tracey Tokuhama-Espinosa
É autora de oito livros sobre a ciência da mente, cérebro e educação, além de dezenas de artigos relacionados a esse campo nascente. Seus trabalhos mais recentes são Neuromyths (2018) e Os Cinco Pilares da Mente (2019). Atualmente, ela conduz pesquisas educacionais com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais do Equador (FLACSO) em Quito. Ela é ex-membro do painel de especialistas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para redefinir o novo conhecimento pedagógico dos professores devido às contribuições da tecnologia e da neurociência. Ela é a fundadora da Connections: The Learning Sciences Platform, que fornece recursos baseados em evidências para os professores. Tokuhama-Espinosa trabalha com escolas, universidades, governos e organizações não-governamentais em mais de quarenta países ao redor do mundo. Ela é ex-diretora do Instituto de Ensino e Aprendizagem (IDEA) e diretora de aprendizado on-line da Universidade San Francisco de Quito, e diretora fundadora de educação na Universidade Americana de Quito (Universidad de las Americas). Sua pesquisa atual se concentra na integração da mente, cérebro e ciências da educação na prática diária dos professores e no desenvolvimento profissional; mudanças nas habilidades matemáticas e pré-alfabetização pré-escolar com base no neuroconstrutivismo; multilinguismo; e a alavancagem da tecnologia para melhorar os resultados da aprendizagem.

Curtis Kelly
Professor, palestrante e escritor é professor de inglês na Universidade de Kansai, no Japão. Ele passou a maior parte de sua vida desenvolvendo métodos e materiais centrados no aluno para alunos de inglês, especialmente aqueles com baixa confiança, baixa capacidade e baixa motivação. Ele acredita que os alunos devem ser atraídos para o estudo do inglês em vez de incentivados. Ele fez mais de 330 apresentações e escreveu 29 livros, incluindo Habilidades Ativas para Comunicação (Cengage), Writing from Within (Cambridge) e Rabiscos Significativos. É um dos fundadores das conferências da FAB, a JALT BRAIN SIG, e produtor do Mind BrainEd Think Tanks, uma revista que conecta a ciência do cérebro ao ensino de idiomas.

Selma Moura
Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Pedagoga e especialista em Linguagens das Artes pela USP. Tem experiência na área de Educação como professora, coordenadora e diretora, com ênfase em educação bilíngue, ensino e aprendizagem de línguas, desenvolvimento de currículo e formação de professores. Atualmente interessa-se pela educação de crianças de origem imigrante em contextos de crescente diversidade no Brasil, por etnografia da linguagem, sociolinguística e letramentos multilíngues. Faz parte do corpo docente do Instituto Singularidades e do Instituto Superior de Educação de Ivoti, atuando na pós-graduação em Educação Bilíngue. É autora de artigos e co-autora de livros na área de educação bilíngue e linguagens das artes. Faz parte do BRAZ-TESOL Bilingualism SIG e é a editora deste blog.

Mirela Ramacciotti
Formada em Direito pela USP; licenciada em inglês pela Universidade Mackenzie; habilitada em tradução pela Associação Alumni; pós-graduada em Linguística Aplicada pela Universidade de Birmingham e em Neurociências e Psicologia Aplicada pela Universidade Mackenzie e com curso de extensão em Mind, Brain and Education pela Harvard Extension School of Education. Mestre em Educação Interdisciplinar pela Johns Hopkins University e Doutoranda em Neurociências na USP.
Com uma atuação de mais de 28 anos em escolas de inglês como língua estrangeira; coordenou equipes, dirigiu escola, treinou professores e elaborou materiais para o ensino de inglês além de ser examinadora oral dos exames Cambridge English credenciada pelo São Paulo Open Centre.
Atualmente presta consultoria educacional e divulga a ciência da Mente, Cérebro e Educação pelo site http://www.neuroeducamente.com.br

Ivan Siqueira
Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Doutor em Letras (FFLCH/USP), é professor na Escola de Comunicações e Artes da USP onde leciona “English for academic purposes” e “English Language”. Atuou por 10 anos como professor na educação básica pública e privada em São Paulo. Foi professor visitante na Kyoto University for Foreign Studies (Japão).
Áreas de pesquisa e atuação: Língua Inglesa, Artes, Educação e Computação.
Todas as informações estão disponíveis em https://saopauloopencentre.com.br/global-education-seminar-2020/#Tema-do-Seminario
Localização do Seminário

Auditório Escola Americana , Colégio Mackenzie campus Higienópolis
R. Itambé, 145 – Higienópolis, São Paulo – SP, 01239-001
One thought on “Global Education Seminar 2020, em São Paulo em novembro”
Bom dia!
Qual é o valor do seminário?
Para Centros Oficiais Examinadores da University of Cambridge é possível obter algum desconto?
Obrigada!