Não podem faltar em escolas bilíngues inglês-português: livros de Eric Carle!


Você conhece Eric Carle? Há uma grande chance de você dizer que sim, se você for professor de educação infantil. Um dos autores favoritos das crianças pequenas, Eric Carla escreve clássicos como “The very hungry caterpillar” e “Brown bear, bromw bear, what do you see?”.

Com seus livros coloridíssimos, arte super criativa, projeto editorial de primeira, linguagem acessível aos pequenos e temas que tem tudo a ver com o universo das crianças, este autor já se tornou consagrado em todo o mundo. Alguns de seus livros mais conhecidos são:

The very hungry caterpillar, by Eric Carla, em edição comemorativa de 50 anos
Brown bear, brown bear, what do you see?, de Bill Martin Jr e Eric Carla

Estes e muitos outros títulos do autor permitem o trabalho com todo o universo infantil para construir um vocabulário de cores, números, animais, movimentos, sentimentos, estações do ano, dias da semana e muito do que constituirá o vocabulário básico de seus alunos de educação infantil bilíngue.

A partir da leitura dos seus livros, muitos dos quais são cartonados para facilitar o manuseio dos pequenos e a conservação do material, professores/as podem expandir a experiência das crianças com jogos, brincadeiras e dramatização da história.

Para formar pequenos leitores que começam a familiarizar-se com o estilo de um autor, a sugestão é montar uma nini biblioteca com os livros de Eric Carla na sala de aula e usar cópias coloridas das capas para compor um mural na sala de aula. Coloque post-its com as falas das crianças sobre cada um dos livros, e terá um rico registro do trabalho feito com a literatura infantil a partir deste autor.

Explorações artísticas também podem ser propostas a partir da leitura destes livros. Para sua própria formação recomendo o livro “The art of Eric Carla”, uma retrospectiva de sua arte que inclui informações sobre seu processo criativo como um dos mais bem-sucedidos ilustradores da atualidade e apresenta uma rica biografia do autor. Este livro está disponível na Amazon.

Não deixe de incluir este autor no seu planejamento do próximo ano letivo. Para ajudá-lo a planejar nas próximas férias ou na volta às aulas, deixo duas dicas preciosas:

O site de Eric Carle

Se ainda não viu, não espere mais: neste site você encontra a lista completa de livros do autor, alguns volumes de um jornalzinho chamado “Caterpillar express”, atividades para aproveitar com seus pequenos, recursos para sua pesquisa didática e outras informações interessantes.

O museu de Eric Carle

Embora esteja localizado em Massachussets (quem sabe um dia a gente vai pessoalmente 😉 ) o site do museu traz algumas ideias de exposições passadas e presentes que podem inspirar os professores na realização de exposições de seus alunos, a partir da leitura dos livros do autor. Há também muitos links interessantes que podem ajudar a fazer as conexões em seus projetos. Veja aqui.

The Eric Carla Museum of Picture Books, em Massachussets, EUA

Dica bônus: um breve documentário sobre Eric Carle para você e seus alunos conhecerem mais sobre o autor e seu processo de criação: Eric Carle picture writter.

E aí, gostou das dicas? Você conhece os livros de Eric Carle? Quais livros utiliza com seus alunos? Como tem sido esta experiência? Que dicas pode dar para seus colegas que leiam o blog?

O que você acha? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s