Avaliação na Educação Bilíngue: você conhece a WIDA?

A WIDA (World Class Instructional Design and Assessment) é uma avaliação externa e oficial oferecida pela Wida Schools Consortium. Desenvolvida tendo em mente os aprendizes bilíngues, essa avaliação é uma ferramenta muito útil para avaliar não apenas os alunos, mas a qualidade do ensino oferecido em contextos bilíngues.

Por que usar a WIDA?

Existem muitos tipos de avaliação, desde as situações informais em sala de aula em que os professores conhecem seus alunos e analisam o que já sabem e onde precisam de mais apoio e as avaliações internas feitas pela escola,  até avaliações formais, como exames e testes padronizados. Para avaliar a proficiência linguística dos alunos há os Exames de Proficiência, que fornecem um certificado demonstrando a somatória de conhecimentos linguísticos do aluno naquele momento. 

Cada tipo de avaliação oferece informações específicas, e a escolha dos tipos de avaliação realizados depende dos objetivos da escola para a aprendizagem dos alunos. A escolha da WIDA se apóia no desejo de conhecer mais profundamente o que os alunos sabem sobre inglês como língua adicional e o que são capazes de fazer com essa língua em sua aprendizagem de habilidades e conteúdos acadêmicos.

O que é a avaliação WIDA?

É um exame desenvolvido pelo departamento de educação do estado de Winsconsin e sob a responsabilidade do Wisconsin Center for Education Research na Universidade de Wisconsin-Madison , para avaliar o conhecimento de língua inglesa juntamente com a apreensão dos conteúdos acadêmicos por alunos cuja primeira língua não é o inglês. O acrônimo WIDA vem dos estados onde foi desenvolvido e inicialmente aplicado, Winsconsin, Delaware e Arkansas. Atualmente a WIDA é usado em 37 estados nos Estados Unidos e tem se expandido para diversos outros países em que a língua inglesa é ensinada como língua adicional, somando cerca de 400 escolas-membro em mais de 100 países. 

Quais os benefícios de usar a WIDA?

Essa avaliação é inovadora pois considera não apenas a proficiência dos alunos na língua inglesa, mas também a apreensão das habilidades e conteúdos acadêmicos em uma língua adicional, o que não ocorre com avaliações que testam apenas a proficiência linguística. Uma das vantagens desse exame é que ele permite compreender como aprendizes da língua inglesa evoluem em diversos domínios cognitivos e, por isso, informa a prática da sala de aula para atender às necessidades de cada turma e de cada aluno. 

Seu objetivo é melhorar a qualidade do ensino oferecido aos alunos da educação básica, pois seus resultados informam a prática dos professores, permitindo conhecer suas dificuldades e pontos fortes e promover o desenvolvimento de cada aluno de acordo com seu perfil.

A Missão da WIDA é “avançar o desenvolvimento da linguagem acadêmica e a aprendizagem acadêmica para crianças e jovens que são culturalmente e linguisticamente diversos por meio de avaliação de alta qualidade, altas expectativas, pesquisa e desenvolvimento profissional para educadores.”

Por ser um exame desenvolvido para aprendizes multilíngues, a WIDA pode auxiliar a comunidade escolar a avançar em seu desenvolvimento linguístico e acadêmico como um todo.

Como funciona a avaliação?

A WIDA avalia o conhecimento acadêmico dos alunos em uma segunda língua, em diversas áreas do conhecimento. Os resultados são expressos para cada habilidade avaliada, em uma escala de 1 a 6. Não há aprovação ou reprovação como em outros exames formais, mas sim um quadro descritivo completo das habilidades e conhecimentos avaliados que permite ao aluno e seus educadores saberem em que momento está e como pode avançar. 

Para saber mais sobre a WIDA você pode acessar o site https://wida.wisc.edu/about/mission-history

Vale a pena conhecer melhor essa avaliação!

Selma Moura



Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

On Key

Related Posts

Descubra mais sobre Educação Bilíngue no Brasil

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading