Workshop: O Brincar e o desenvolvimento da criança: diferentes enfoques

 
Justificativa:
Nos dias de hoje é cada vez mais comum que as crianças não tenham a oportunidade de ficar ao ar livre, subir em árvores, escorregar, brincar de pega-pega, brincar com terra, barro, areia. É tambem cada vez mais frequente encontrarmos crianças que simplesmente não sabem mais brincar livremente, precisando que lhes digam o que fazer, que lhes mostrem como se brinca com determinado jogo ou brinquedo, que tudo “já venha pronto”.
Ao lado disso, televisão, computadores e brinquedos eletrônicos têm ocupado um espaço e tempo cada vez maiores na vida das crianças em nossa sociedade ocidental. A escolarização inicia-se mais cedo e, junto com isso, uma série de metas pedagógicas visando a alfabetização são inseridas já na vida pré-escolar.
Nesse contexto,
·       É importante que nos esforcemos para criar contextos em que a criança possa brincar espontaneamente? Por que?
·       Que tipo de brincadeira favorece o desenvolvimento da criança? Em que sentido?
           
Objetivos:
– Apresentar um referencial teórico consistente e heterogêneo sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança em termos de sua identidade psicossocial, de sua socialização, criatividade, inteligência, e construção de pré-requisitos para a alfabetização.
– Proporcionar reflexões sobre como a interação das crianças com o meio social e físico em que vivem pode promover o desenvolvimento de suas potencialidades.
 
Conteúdo programático:
v  Corpo, movimento e identidade
o   Integração sensorial e a construção do esquema corporal (Jean Ayres)
o   A construção das noções de espaço e tempo (Jean Piaget)
o   Identidade Psicossocial
v  O brincar com o outro e a brincadeira simbólica
o   A perspectiva de Piaget
o   A persepctiva de Wallon
o   A perspectiva de Vygotsky
 
Estratégias pedagógicas: vivência a partir de jogos e de atividade lúdicas; aulas reflexivas e dialogadas; reflexão em pequenos grupos e posterior troca com o grupo todo.
 
Destinado a: Pais e profissionais que trabalhem com crianças em contexto clínico ( como psicólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, pediatras) ou educacional (como professores, orientadores educacionais) e estudantes universitários dos cursos afins.

 

Coordenação e docência:
Elizabete Villibor Flory – Psicóloga CRP 06/61291-4   
Psicologa clínica, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (USP). Mestre em Psicologia Social (USP). Aperfeiçoamento em Psicomotricidade (Alemanha) e graduação em Psicologia (USP). Aprovação em concurso público para professor de Psicologia do Desenvolvimento no Instituto de Psicologia da USP. Experiência em atendimento psicológico voltado a dificuldades de aprendizagem.
 
Horário: Sábado, das 08h00 às 13h00     Data: 14/09/13       Carga horária: 5 horas
Local: R. Diogo Moreira, 132, Pinheiros
No. de vagas: 8
Investimento:
– R$ 100,00 de matrícula no ato de inscrição
– R$ 150,00 no dia do workshop
Incluído na matrícula: Pequena apostila com a seleção de citações utilizadas durante o worshop, bem como com a referência bibliográfica completa das obras que embasam esse workshop.
 
Informações e inscriçoes:
Elizabete  Flory
Cel: (011) 9 9806 1810   Email: elizabete.flory@uol.com.br  ou beteflory@hotmail.com
Acesso ao currículum lattes  http://lattes.cnpq.br/9238952388201316
 

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

On Key

Related Posts