Dica de leitura: “A invenção da palavra oficial”, de Andrea Beremblum

18/04/2013

Bilinguismo


Ontem, na primeira aula do curso “Alfabetização e Letramento na Educação Bilíngue: aportes teóricos e metodológicos” discutimos um pouco da história das línguas no Brasil, e surgiu interesse em saber mais sobre isso. Mencionei o livro de Beremblum, e segue agora a referência completa e onde encontrar.

O livro é bastante interessante, principalmente para quem quiser se aprofundar no assunto ou desenvolver pesquisas na área.

invencao_palavra2

A invenção da palavra oficial: identidade, língua nacional e escola em tempos de globalização, de Andrea Beremblum, publicado pela Autêntica.

(disponível aqui)

Sinopse:

“A compreensão dos processos históricos de formação das línguas nacionais, relacionados com a construção coletiva das identidades das nações, se constitui no contexto em que a autora analisa criticamente as propostas de reformas educacionais recentes no Brasil e na Argentina, na perspectiva do currículo para o ensino das línguas nacionais. O estudo apresenta uma grande atualidade, considerando-se os incisivos e preocupantes movimentos e ações de globalização e de mundialização da cultura. Nessesentido, sinaliza para a importância de intensificação das pesquisas sobre Políticas Lingüísticas e de levar o tema para o centro da discussão da sociedade e especificamente da comunidade de profissionais que atuam em espaços educativos.” (Cecília Goulart)

Leia também:

Anúncios

Siga-nos!

EBB nas redes sociais

Nenhum comentário ainda.

O que você acha? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: