Ontem, na primeira aula do curso “Alfabetização e Letramento na Educação Bilíngue: aportes teóricos e metodológicos” discutimos um pouco da história das línguas no Brasil, e surgiu interesse em saber mais sobre isso. Mencionei o livro de Beremblum, e segue agora a referência completa e onde encontrar.
O livro é bastante interessante, principalmente para quem quiser se aprofundar no assunto ou desenvolver pesquisas na área.
A invenção da palavra oficial: identidade, língua nacional e escola em tempos de globalização, de Andrea Beremblum, publicado pela Autêntica.
(disponível aqui)
Sinopse:
“A compreensão dos processos históricos de formação das línguas nacionais, relacionados com a construção coletiva das identidades das nações, se constitui no contexto em que a autora analisa criticamente as propostas de reformas educacionais recentes no Brasil e na Argentina, na perspectiva do currículo para o ensino das línguas nacionais. O estudo apresenta uma grande atualidade, considerando-se os incisivos e preocupantes movimentos e ações de globalização e de mundialização da cultura. Nessesentido, sinaliza para a importância de intensificação das pesquisas sobre Políticas Lingüísticas e de levar o tema para o centro da discussão da sociedade e especificamente da comunidade de profissionais que atuam em espaços educativos.” (Cecília Goulart)
Leia também:
A construção histórica da “língua oficial”no contexto da colonização e seus reflexos na escrita escolar no século XXI, de Alessandra Rodrigues Luz, nos anais da ANPED Sul em 2008