Precisa importar gringo para qualificar professores de inglês?


É claro que o contato com outros povos e culturas pode ser muito benéfico, e a oportunidade de aprender línguas com falantes proficientes do idioma é essencial para aprender. Mas sabemos que há muitos profissionais qualificados no Brasil, que vêm lutando e atuando no ensino de línguas, às vezes apesar das iniciativas governamentais. Por isso, fiquei surpresa com a notícia abaixo.

É preciso ter em mente que esta é uma matéria feita pela assessoria de marketing do governo estadual, mas dá para se pensar sobre o compromisso verdadeiro com a formação e a valorização dos professores e com os benefícios para os alunos. O que você acha? Confira abaixo:

Professores de inglês da rede serão qualificados por especialistas norte-americanos

Iniciativa da SE tem parceria do Consulado dos EUA no Recife e Departamento de Estado Norte-americano

Assessoria de Comunicação – 03/05/2012 00:00h

Originalmente disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/?pag=1&cat=37&art=478

”Esse é um projeto realmente muito ambicioso”. Foi dessa forma que Laraine Attum , norte-americana e professora de língua inglesa, definiu a iniciativa da Secretaria de Educação de Pernambuco (SE), em parceria com o Consulado dos Estados Unidos (EUA) no Recife e o Departamento de Estado Norte-americano, de trazer para Pernambuco especialistas em língua inglesa. Os profissionais vão capacitar os professores da disciplina nas gerências regionais de Educação (GRE) Metro Sul, Mata Norte, Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Sertão Central e Sertão do Médio São Francisco.

“São as regionais que vem passando por maior desenvolvimento econômico”, explica a gerente de Políticas Educacionais em Ensino Médio, Raquel Queiroz. Cada um dos cinco especialistas vai qualificar cerca de 90 professores de inglês na regional para a qual foi designado, de maio a dezembro deste ano. Serão três turmas com 30 professores e as aulas serão semanais com quatro horas de duração.

A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, recebeu os especialistas na Associação Brasil América, em Boa Viagem. “Esse não é um curso de inglês, e sim para professores de inglês”, definiu. Ela apresentou a Secretaria de Educação aos norte-americanos, mostrando, entre outros dados, os números crescentes do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe).

Critérios – Os docentes que quiserem participar da qualificação deverão trabalhar com inglês e terem vínculo efetivo com o Estado. O material didático foi disponibilizado pelo Departamento de Estado Norte-Americano.

Visita – Após a apresentação, os cinco especialistas foram à Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santos Dummont, em Boa Viagem, onde assistiram a uma aula de inglês da professora Giselda Vilanova. Os norte-americanos  participaram de uma dinâmica com os alunos. “Estou muito satisfeita, o inglês da professora é muito bom, e os estudantes são entusiasmados”, afirmou Laraine, que também definiu seu trabalho como teacher training (capacitação docente). Ela vai ficar responsável pela qualificação dos professores da GRE de Petrolina.

Por último, os capacitadores foram recebidos pelo secretário de Educação, Anderson Gomes, para um almoço em um restaurante em Boa Viagem. “Esse projeto não é um projeto apenas importante do ponto de vista técnico, na melhora da fluência de nossos professores. Vamos oferecer também uma metodologia inovadora”, afirmou Gomes.

A cônsul de Diplomacia Pública dos EUA no Recife, Heide Arola, afirmou que a concretização desse projeto foi possível graças ao empenho do secretário Anderson Gomes. “Esse projeto é produto da grande visão do secretário. Ele não teve medo de lutar por esse projeto inovador”, declarou.”

E você, o que acha? Dê sua opinião nos comentários.

Anúncios
,

Siga-nos!

EBB nas redes sociais

Nenhum comentário ainda.

O que você acha? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: