O papel da fonética no processo de alfabetização e letramento

27/03/2012

Biletramento


Em nosso curso  Alfabetização e Letramento de crianças bilíngues: aportes teóricos e metodológicos, realizado no Sinpro, temos trabalhado com concepções holísticas de leitura e de escrita, considerando este objeto como algo complexo que envolve cultura, interpretação, identificação, gêneros e estilos, além de aspectos formais como fonologia, sintaxe e léxico.

Temos insistido que perceber a escrita como mero código escrito é percebê-la apenas parcialmente. Vimos que as tentativas de simplificação da escrita propostas em cartilhas, silabários e alfabetários não dá conta de formar leitores competentes, pois desconsidera o que a escrita tem de mais rico, que é sua função de representar o mundo e as ideias de forma criativa e ativa.

Em nosso último encontro discutimos como o método fônico é limitado e inadequado, tanto do ponto de vista funcional (porque os alunos não se apropriam da escrita compreendendo-a) quanto do ponto de vista teórico (porque desconsidera as recentes pesquisas sobre alfabetização e letramento). Acredito que a fala de Emília Ferreiro neste vídeo explica muito bem esta questão.

Precisamos nos lembrar de considerar, em nossos planejamentos e em nossas aulas, o caráter complexo da escrita e aproximar os alunos dessa complexidade, dando-lhes acesso à cultura escrita, para que sejam leitores e escritores competentes. Por isso, temos que contemplar diversos olhares e dar vários enfoques à escrita. Há momentos de trabalhar com o texto, sua construção, características, interpretações, e outros para dar enfoque a palavras e sons, de forma contextualizada, que permitam ampliar a compreensão do texto como um todo.

Por isso, há espaço para trabalhar a fonética e ortografia. Mas não de forma descontextualizada e simplificada.

Esta semana falaremos sobre possibilidades de enfocar as características formais da escrita e daremos alguns exemplos de como isso ocorre em um contexto bilíngue. Falaremos sobre o conceito de transferência de conhecimentos entre línguas. Acompanhe nossa discussão e contribua com seus comentários!

Leia mais:

Como a escrita foi criada e transformada pela humanidade

O processo de aquisição da escrita

O processo de alfabetização e como as crianças pensam sobre a escrita

Formando leitores por amor aos livros

Anúncios

Siga-nos!

EBB nas redes sociais

Nenhum comentário ainda.

O que você acha? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: