Quer estudar em uma universidade pública, gratuita e bilíngue? Que tal a UNILA?


Em Foz do Iguaçu, na região da Tríplice Fronteira, fica a Universidade da Integração Latino-Americana. Uma universidade multicultural e plurilíngue, espaço de interação e aprendizagem de alunos de diversos países latino-americanos, é (para nosso orgulho) a primeira universidade bilíngue brasileira.

Quer estudar lá? Fique de olho no Processo Seletivo. Seguem abaixo as informações divulgadas pela própria universidade.

Boa sorte!

Selma

         Processo Seletivo 2012 da UNILA

terá quatro novos cursos e vagas para alunos de 16 países

         A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) vai oferecer 800 vagas no processo seletivo 2012, 50% das vagas são destinadas a brasileiros e o restante voltadas para alunos de outros 15 países da América Latina. Além dos 12 cursos que já estão em andamento, a UNILA abrirá turmas em quatro novos cursos de graduação: Música, Cinema e Audiovisual, Arquitetura e Urbanismo e Saúde Coletiva. As inscrições serão de 21 de novembro a 16 de dezembro, no site da UNILA.

Para os candidatos brasileiros, a Universidade utilizará como critério de seleção a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2011. Estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, terão uma pontuação acrescida à nota do ENEM. O peso do fator escola pública, além de outros detalhes do processo seletivo, serão divulgadas em edital próprio da UNILA, que será lançado em novembro.

O pré-calendário da seleção da UNILA prevê o resultado da seleção para a segunda quinzena de janeiro de 2012, a primeira chamada em 20 de janeiro e o início das aulas em 27 de fevereiro.

Novos países

Com o processo seletivo 2012, a UNILA estará atingindo todos os países de língua espanhola da América do Sul. Atualmente, a Universidade já conta com representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia, além do Brasil. A partir do próximo ano, também devem ingressar discentes da Colômbia, Equador e Venezuela. Cada um desses países terá entre 40 e 50 vagas, distribuídas nos 16 cursos de graduação.

A UNILA também está trabalhando para possibilitar o ingresso de alunos do Caribe e da América Central já no próximo ano. Cuba, Santo Domingo, Haiti, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica terão uma representação simbólica com, pelo menos, cinco alunos de cada nacionalidade.

“Estamos iniciando o processo de avançar para a América Central e o Caribe este ano, mas a nossa meta é chegar ao México e assim abrangermos toda a América Latina, que é a vocação da UNILA”, disse o reitor Hélgio Trindade.

A seleção dos candidatos estrangeiros é de responsabilidade dos ministérios de educação de cada país, que são orientados, pela UNILA, a dar preferência a jovens que cursaram o ensino médio em escolas públicas e tenham um bom rendimento escolar.

Cursos

O processo seletivo 2012 oferece quatro novos cursos de graduação: Cinema e Audiovisual, Música, Saúde Coletiva e Arquitetura e Urbanismo. Além disso, a instituição conta com outros 12 cursos que já estão em andamento: Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana; Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade; Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento; Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química (licenciatura); Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Engenharia de Energias Renováveis; Engenharia Civil de Infraestrutura; Geografia – Território e Sociedade na América Latina; História da América Latina; Letras e Artes Visuais; Relações Internacionais e Integração.

A UNILA

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi criada em 2010 como parte de um conjunto de universidades federais voltadas para a integração, o intercâmbio acadêmico e a integração regional e internacional. Localizada em Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina e o Paraguai, a UNILA é uma instituição de caráter multidisciplinar e multicultural. Todas as atividades são bilíngues, as aulas são ministradas em português e espanhol. O objetivo é transformar o bilinguismo em uma ferramenta chave para a integração cultural e intelectual da comunidade acadêmica.

Anúncios
, , ,

Siga-nos!

EBB nas redes sociais

Nenhum comentário ainda.

O que você acha? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: