Vale a pena ver: Espetáculo sobre imigração boliviana em São Paulo


Espetáculo Caminos invisibles… la partida

Originalmente disponível em http://www.centrocultural.sp.gov.br/saiba_mais_teatro_caminos_invisibles.asp

(Agradeço a Antonieta Megale a divulgação deste evento)
Moda, imigração e sustentabilidade são algumas das temáticas presentes no espetáculo Caminos invisibles… la partida, dirigido e interpretado por Carina Casuscelli. A encenação abrange o início da trajetória de imigrantes sul-americanos – com destaque para os povos andinos – que deixam seus países em busca de melhores condições de vida e chegam à metrópole paulistana, cenário que se funde com as ilegalidades na luta pela sobrevivência. O foco na moda satiriza a problemática social do mercado de massa abastecido pela mão de obra escrava do imigrante.

Trata-se de uma visão contemporânea e emergente sobre os processos migratórios, mesclando música tradicional andina, canto, dança, textos em quéchua e aymará, teatro documental e vídeos. O encontro dessas raízes, ancestralidades e identidades se confrontam com o cotidiano da metrópole.

A companhia apresentará ainda produtos de moda, frutos do trabalho de imigrantes: bolsas e camisetas serão confeccionadas durante o espetáculo e comercializadas para o público, também como forma de garantir o autossustento da obra.

Defensora do ideal de “democracia dos corpos” e criadora da primeira grife para mulheres com nanismo e pessoas fora dos padrões, Carina Casuscelli buscou em São Paulo um material semelhante ao pelo da llama dos Andes e optou por utilizar pelo de cães.

Para Lenerson Polonini, diretor artístico do grupo, Caminos invisibles… la partida se configura como um esforço de romper com os estereótipos, revelando a riqueza e a beleza de uma cultura de 15.000 anos. Ao mesmo tempo, o espetáculo marca um novo momento no trabalho de pesquisa do grupo, que investe pela primeira vez em uma dramaturgia própria, desconstruindo alguns procedimentos adotados em trabalhos anteriores, mas sem abrir mão do aspecto performático, uma das principais características da companhia.

O espetáculo marca também o intercâmbio da Cia. Nova de Teatro com um dos grupos mais importantes do teatro latino-americano, o grupo peruano Yuyachkani, que comemora seus 40 anos em 2011.

grupo: Cia. Nova de Teatro – direção e dramaturgia: Carina Casuscelli – direção artística: Lenerson Polonini – elenco: Carina Casuscelli, Cléo Moraes, Rosa Freitas, Ricardo Gelli, Juan Cusicanki e Camila dos Anjos
Multimídia. (70min, 14 anos)
O espetáculo traz uma visão contemporânea e emergente sobre povos andinos em São Paulo, mesclando música tradicional andina, moda, canto, dança, textos em quéchua e aymará, teatro documental e vídeos. Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 20h
Entrada franca – retirada de ingressos: na bilheteria (terça a domingo, das 10h às 22h), somente na semana da apresentação
Espaço Cênico Ademar Guerra (80 lugares)

de 23/9 a 16/10
Caminos invisibles… la partida

Ficha técnica

Direção, dramaturgia, coordenação do projeto: Carina Casuscelli
Direção artística: Lenerson Polonini
Colaboração dramatúrgica: Eduardo Brito
Vídeos e documentação audiovisual: Cristian Cancino
Direção musical: Wilson Sukorski
Fotos: Acauã Fonseca e Henrique Oda.
Atores-performers: Carina Casuscelli, Cléo Moraes, Rosa Freitas, Ricardo Gelli, Juan Cusicanki, Camila dos Anjos, Mauro Grillo, Adriana Gaeta e Inti Roman.
Participação especial: Conjunto Autoctono “Jach’a Sicuris de Italaque”
Percussão: Franklin Santos (Cajon)
Coordenação de comunicação de moda: Isabela Keiko Uagaia

Anúncios
, , ,

Siga-nos!

EBB nas redes sociais

Nenhum comentário ainda.

O que você acha? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: