UNILA discutirá Bilinguismo e Educação Bilíngue em seminário

Na UNILA alunos têm aula em Português e Espanhol

Originalmente disponível em http://www.unila.edu.br/?q=node/741

O bilinguismo – que constitui, juntamente com a integração latino-americana e a interdisciplinaridade, o tripé da UNILA – será tema de um seminário com o objetivo de levar os professores e alunos da Universidade a uma reflexão sobre o plurilinguismo e a educação bilíngue para o século 21. O Seminário de Bilinguismo e Educação Bilíngue será realizado no dia 8 de julho, a partir das 8h30, e terá vagas para até 200 participantes.

Partindo do pressuposto de que a Universidade é um espaço para discussão sobre a sociedade, esta tem, por consequência, uma responsabilidade única no desenvolvimento de modelos efetivos de comunidades plurilíngues e integradoras, bem como a ampliação e transmissão do saber e da cultura. Por este motivo, o comitê organizador do seminário acredita que “a compreensão do contexto linguístico e cultural em que a UNILA está inserida levará a uma melhor compreensão do contexto latino-americano, com vistas a promover o desenvolvimento de uma diversidade cultural criativa”.

Neste sentido, o seminário busca uma discussão sobre o plurilinguismo e a educação bilíngue, considerando que um dos grandes desafios para a execução do projeto da UNILA diz respeito justamente à implementação da educação bilíngue na instituição.

Com o encontro, o comitê organizador pretende provocar uma reflexão sobre a importância da diversidade linguística e cultural como fio condutor das interações na sociedade do século 21; promover um diálogo reflexivo acerca das políticas linguísticas para implementação da educação bilíngue em um contexto do ensino superior; discutir e repensar os encaminhamentos dos docentes da UNILA para planificação e execução da política linguística institucional; e contribuir para o aprimoramento na formação do quadro docente da Universidade.

Ao final das discussões, será elaborado um documento que balizará a educação bilíngue na UNILA. As inscrições já estão abertas, para o público interno da Universidade, através do seguinte formulário eletrônico: http://tinyurl.com/seminario-inscricao. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail seminariobilinguismo@gmail.com.

Confira, abaixo, a programação do evento:

8h30 – Abertura
8h40 – Palestra: Uma representação infográfica do Mercado Linguístico Brasileiro, com o Prof. Dr. Pedro Garcez (UFRGS)
9h10 – Palestra: Bilinguismo e educação bilíngue, com a Profa. Dra. Margarete Schlatter (UFRGS)
9h40 –  Palestra: Políticas linguísticas para a educação bilíngue, com a Profa. Dra. Terezinha de Jesus Machado Maher (UNICAMP)
10h30 – Palestra: Literatura guaraní del Paraguay. La antigua búsqueda del Ayvu Rapyta, com a Profa. Suzy Delgado (Poeta, editora e Assessora do Ministério da Cultura do Paraguai).
11h – Mesa-redonda: Casos de Educação bilíngue na América Latina, com a participação das professoras Selma A. Moura (UNICAMP/CNPq), Maria Eta Vieira (UNILA), Professoras da Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF)
14h – Reunião de trabalho: Políticas linguísticas e planificação da educação bilíngue na UNILA. Debate com a participação dos palestrantes, discentes e docentes da UNILA.
16h30 – Levantamento de pontos fundamentais e elaboração de documento sobre a discussão a respeito da educação bilíngue da Unila. Palestrantes e docentes de Letras e Línguas da UNILA.
18h – Divulgação do documento elaborado.

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

1 thoughts on “UNILA discutirá Bilinguismo e Educação Bilíngue em seminário

Deixe uma resposta

On Key

Related Posts

Descubra mais sobre Educação Bilíngue no Brasil

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading