UNILA discutirá Bilinguismo e Educação Bilíngue em seminário

Na UNILA alunos têm aula em Português e Espanhol

Originalmente disponível em http://www.unila.edu.br/?q=node/741

O bilinguismo – que constitui, juntamente com a integração latino-americana e a interdisciplinaridade, o tripé da UNILA – será tema de um seminário com o objetivo de levar os professores e alunos da Universidade a uma reflexão sobre o plurilinguismo e a educação bilíngue para o século 21. O Seminário de Bilinguismo e Educação Bilíngue será realizado no dia 8 de julho, a partir das 8h30, e terá vagas para até 200 participantes.

Partindo do pressuposto de que a Universidade é um espaço para discussão sobre a sociedade, esta tem, por consequência, uma responsabilidade única no desenvolvimento de modelos efetivos de comunidades plurilíngues e integradoras, bem como a ampliação e transmissão do saber e da cultura. Por este motivo, o comitê organizador do seminário acredita que “a compreensão do contexto linguístico e cultural em que a UNILA está inserida levará a uma melhor compreensão do contexto latino-americano, com vistas a promover o desenvolvimento de uma diversidade cultural criativa”.

Neste sentido, o seminário busca uma discussão sobre o plurilinguismo e a educação bilíngue, considerando que um dos grandes desafios para a execução do projeto da UNILA diz respeito justamente à implementação da educação bilíngue na instituição.

Com o encontro, o comitê organizador pretende provocar uma reflexão sobre a importância da diversidade linguística e cultural como fio condutor das interações na sociedade do século 21; promover um diálogo reflexivo acerca das políticas linguísticas para implementação da educação bilíngue em um contexto do ensino superior; discutir e repensar os encaminhamentos dos docentes da UNILA para planificação e execução da política linguística institucional; e contribuir para o aprimoramento na formação do quadro docente da Universidade.

Ao final das discussões, será elaborado um documento que balizará a educação bilíngue na UNILA. As inscrições já estão abertas, para o público interno da Universidade, através do seguinte formulário eletrônico: http://tinyurl.com/seminario-inscricao. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail seminariobilinguismo@gmail.com.

Confira, abaixo, a programação do evento:

8h30 – Abertura
8h40 – Palestra: Uma representação infográfica do Mercado Linguístico Brasileiro, com o Prof. Dr. Pedro Garcez (UFRGS)
9h10 – Palestra: Bilinguismo e educação bilíngue, com a Profa. Dra. Margarete Schlatter (UFRGS)
9h40 –  Palestra: Políticas linguísticas para a educação bilíngue, com a Profa. Dra. Terezinha de Jesus Machado Maher (UNICAMP)
10h30 – Palestra: Literatura guaraní del Paraguay. La antigua búsqueda del Ayvu Rapyta, com a Profa. Suzy Delgado (Poeta, editora e Assessora do Ministério da Cultura do Paraguai).
11h – Mesa-redonda: Casos de Educação bilíngue na América Latina, com a participação das professoras Selma A. Moura (UNICAMP/CNPq), Maria Eta Vieira (UNILA), Professoras da Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF)
14h – Reunião de trabalho: Políticas linguísticas e planificação da educação bilíngue na UNILA. Debate com a participação dos palestrantes, discentes e docentes da UNILA.
16h30 – Levantamento de pontos fundamentais e elaboração de documento sobre a discussão a respeito da educação bilíngue da Unila. Palestrantes e docentes de Letras e Línguas da UNILA.
18h – Divulgação do documento elaborado.

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

One thought on “UNILA discutirá Bilinguismo e Educação Bilíngue em seminário

Deixe uma resposta

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Most Popular

Social Media

On Key

Related Posts