Matéria da Folha de SP sobre inglês para bebês

Neste domingo, 12/06/11, saiu uma matéria na seção Cotidiano da Folha de SP sobre aulas de inglês para bebês. Para ler a matéria resumida, clique aqui. Para ler a matéria toda, clique aqui.

Na versão online da matéria há um vídeo apresentando algumas crianças e a opinião da psicopedagoga Maria Irene Maluf com uma afirmação controversa que deu uma boa discussão no Facebook. Veja o vídeo aqui.

Eu gostaria de destacar alguns trechos polêmicos da matéria, aproveitando para uma reflexão sobre o ensino de línguas. Vamos lá:

1) A idade “certa” para aprender uma língua não existe. Assim como há esquisas que mostram que o aprendizado de línguas é mais fácil nos primeiros anos de vida, há outras que mostram que também é possível aprender muito bem nos anos posteriores. A ideia mais útil é que aprender línguas é excelente para o desenvolvimento cognitivo, para a socialização e para a visão de mundo. Sempre.

2) É impossível falar qualquer língua “sem sotaque“. O que geralmente se quer dizer é que se quer um sotaque mais valorizado socialmente, e sem erros de pronúncia (que estes sim, existem, e que atrapalham a compreensão, como diz Mara Di Vernieri).

3) Não importa se o professor é falante nativo de inglês ou não. O que faz diferença são duas coisas imprescindíveis: 1) Formação didático-pedagógica (para saber como se aprende e como se ensina) e 2) Proficiência na língua de ensino (para ensinar é preciso falar bem e conhecer os mecanismos da língua). Logo teremos um post sobre essa história de “falante nativo”.

Bem, e vocês, o que acham? Depois de ler tudo isso, vamos comentar?

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

2 thoughts on “Matéria da Folha de SP sobre inglês para bebês

  1. Ensino Bilíngue says:

    Oi, Selma! Sou jornalista e estou escrevendo uma matéria a respeito dos facilitadores especializados na aprendizagem de crianças que estudam em escolas bilingues. Qual a melhor forma de entrar em contato com você?
    Grata! Um abraço.

Deixe uma resposta

On Key

Related Posts

Descubra mais sobre Educação Bilíngue no Brasil

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading