Educação bilíngue é muito mais do que apenas aprender línguas. Educação bilíngue tem a ver com conhecer melhor a si mesmo, as culturas das quais se participa e outras culturas, outras formas de ver e pensar o mundo.
Aprender deve ser uma aventura desafiadora, prazerosa e de melhoria de cada um, que reflete na melhoria da comunidade, da sociedade e do mundo. Aprender outras línguas e culturas pode ajudar a desenvolver valores como respeito, apreciação pela diversidade e tolerância.
Livros são ótimos para apresentar outras formas de ver o mundo. Eles mexem com a imaginação e permitem que o leitor se posicione como o próprio personagem, identificando-se com seus sentimentos e necessidades. Bons livros motivam o leitor a ler mais sobre o assunto, a informar-se, a pensar e a compartilhar suas ideias. Bons professores sabem aproximar as crianças dos livros, despertando sua curiosidade e ampliando seu repertório cultural. Basta manter o fascínio e o encantamento da leitura para motivar nossos alunos a enveredar por este caminho. E, como diria a escritora Maria Dinorah,
“O livro é aquele brinquedo
que por incrível que pareça
entre um mistério e um segredo
põe ideias na cabeça”
Então, pensando em tudo isso, e nas semanas de planejamento que se aproximam, que tal incluir alguns livros que ampliam o repertório cultural de seus alunos, aproximando-os de outras formas de ver o mundo? Seguem algumas dicas:
Daniel Munduruku
O escritor indígena, que é professor Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, já escreveu dezenas de obras infantis para aproximar as crianças do universo do povo Munduruku, do qual o autor faz parte. Conheça mais sobre este autor no site http://www.danielmunduruku.com.br. Alguns dos títulos que recomendo são:
Gloria Kirinus
As delicadas e poéticas histórias de Gloria Kirinus, professora Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e professora da Universidade Federal do Paraná, estão em belos lívros bilíngues (português/espanhol), mas podem ser lidas por crianças de qualquer escola, pois apresentam uma visão sensível de línguas e culturas contribuindo para tecer contos, e despertam o interesse das crianças por aprender outras línguas. Conheça a autora e seu trabalho no site http://www.gloriakirinus.com.br, e confira alguns de seus títulos abaixo:
Acompanhe o blog para saber mais dicas de livros e materiais que enriqueçam a formação cultural de nossos alunos!
Selma Moura