Precisamos de educação bilíngue nas escolas públicas brasileiras


Imaginem crianças falantes de espanhol, chinês, coreano, igbo, entre várias outras línguas, chegando ao Brasil com suas famílias e vivendo o desafio de frequentar uma nova escola, com hábitos e língua muito diferentes dos seus. Essa é a realidade que vivemos em muitas escolas no Brasil, pois a globalização também ampliou a imigração para países em desenvolvimento.

Imagine professores das escolas públicas, que não receberam formação específica nem falam as línguas desses alunos, vivendo o desafio de acolhê-los e ensiná-los.

Essa situação acaba sendo invisível para muitos, e por isso foi ótimo ver que a  revista Nova Escola de setembro/2010 trouxe uma matéria sobre os alunos imigrantes que frequentam escolas brasileiras. Para conferir, basta clicar no link.

Estas crianças frequentemente passam muito tempo isoladas de seus colegas, pois o desconhecimento da língua portuguesa forma uma barreira na comunicação. Às vezes são vítimas de preconceitos por serem vistas como diferentes, o que pode levá-las a um isolamento ainda maior, em um círculo vicioso que as relega à convivência com crianças falantes de sua língua e com parâmetros culturais semelhantes.

Precisamos pensar em formas de acolher e ensinar estas crianças, e também de proporcionar a elas oportunidades de ensinar aos demais alunos das escolas brasileiras sobre suas línguas e culturas. Precisamos de programas bilíngues nas escolas públicas brasileiras. Ah, temos um caminho grande a percorrer! Quem se habilita?

Anúncios
, , ,

Siga-nos!

EBB nas redes sociais

3 Comentários em “Precisamos de educação bilíngue nas escolas públicas brasileiras”

  1. cristiane alves da silva Diz:

    Estou voltando ao Brasil em setembro desse ano depois de 14 anos orando fora,minha preocupaçao maior è essa,meus filhos estudaram sempre na Espanha em catalunia,aqui as escolas sao bilingues,aprendem catalao,espanhol,ingles..
    Estou muito preocupada com essa tema,seria fantastico Brasil ter escolas publicas bilingues espero nao ter grandes problemas com o aprendizado e adaptaçao deles,pois quero realizar esse sonho que è voltar a morar no meu pais…

    Curtir

  2. Selma Moura Diz:

    Meus também! Espero que este nosso sonho se realize!

    Curtir

  3. Camila Diz:

    Educação bilingue em escolas publicas é um dos meus sonhos…

    Curtir

O que você acha? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: