Apresentação do Bilingualism SIG no encontro mensal do GEEB, LAEL-PUC

Hoje, dia 24 de setembro, aconteceu mais um encontro do GEEB – Grupo de Estudos de Educação Bilíngue, no LAEL, no qual apresentamos o  Braz-TESOL Bilingualism SIG (Special Interest Group).

Nascido na 12th BRAZ-TESOL National Convention, em julho, o Bilingualism SIG vem reunir desejos e necessidades comuns a pesquisadores e profissionais atuando nas áreas de bilinguismo no país, proporcionando um espaço privilegiado para troca de saberes e crescimento da educação bilíngue. Amparado pela maior associação de professores de inglês no país, o BRAZ-TESOL, este grupo já nasce com a força e a seriedade que caracterizará todas as suas ações.

Tendo muitos membros em comum com o GEEB – Grupo de Estudos sobre Educação Bilíngue do LAEL-PUC-SP, a convergência desses dois âmbitos de formação continuada de pesquisadores e professores na área de bilinguismo e educação bilíngue foi um movimento natural, que vem somar saberes e experiências para crescimento mútuo em um trabalho conjunto.

Nesta reunião de apresentação do Bilingualism SIG convidamos os participantes a refletir sobre a importância de estabelecermos metas e compromissos comuns, tais como a produção e a circulação de conhecimentos por meio de reuniões de estudos temáticos, eventos, publicações e outras ações que contribuam com o estabelecimento e a caracterização do que é bilinguismo e do que é educação bilíngue no Brasil.

Queremos que o espírito de soma e de união que marcou o nascimento do Bilingualism SIG e sua aproximação com o GEEB se ampliem, de modo a envolver mais e mais pessoas interessadas em um trabalho sério e competente na educação bilíngue em nosso país.

The Bilingualism SIG is born out of the common interest among professionals who share interest in Bilingualism, Bilingual Education and related areas.

The Bilingualism SIG aims at  fostering research, studies and discussions in the area of Bilingualism, which encompasses language acquisition, teaching/learning in bilingual contexts, methodology, curriculum design and contents, identity of bilingual individuals, learning difficulties in bilingual education, biliteracy, multiculturalism  and other relevant topics in this field.

The Bilingualism SIG attempts to encourage professional development and the exchange of ideas about Bilingualism in Brazil so that Brazilian teachers and researchers may contribute and produce  knowledge which may empower us  as practitioners and theorists.

Central Commitee: Selma Moura (coordinator), Marcello Marcelino, Marcelo Rangel, Fernanda Liberali, Ana Cláudia Peters, Helena Miascovsky, Norma Wolffowitz-Sanchez, Elizabete Flory, Antonieta Megale, Mariana Fernandes, Patrícia Escanho, Viviane Klen, Janira Trinidad.

Uma das iniciativas que o GEEB já promove, e que continuará promovendo, são as reuniões para Estudos Temáticos sobre Educação Bilíngue.

Algum dos temas em pauta são:

  • Caracterização de bilingüismo
  • Caracterização do que é escola bilíngue – uma discussão relevante, precisamos iniciar a discussão: carga horária, programa, profissionais, regulamentação, mínimo de carga horária na língua estrangeira/internacional.
  • Alfabetização bilíngue
  • Definições previamente discutidas (língua internacional, etc)
  • Construção de currículo na escola bilíngue
  • Formação de professores

Já dispomos de algumas redes de formação e compartilhamento de ideias e conhecimentos sobre educação bilíngue que podem ser mais bem aproveitadas por todos, tanto para aprendizagem e crescimento pessoal quanto para compartilhamento de dúvidas, conhecimentos e experiências nas áreas.

Convidamos vocês a conhecerem e contribuírem com essas redes. Confira algumas delas:

Aproveite todos os recursos disponíveis, e participe também!

  • Aproveite

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

6 thoughts on “Apresentação do Bilingualism SIG no encontro mensal do GEEB, LAEL-PUC

Deixe uma resposta

On Key

Related Posts

Descubra mais sobre Educação Bilíngue no Brasil

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading