Dica de filme: Escritores da Liberdade

Acabei de assistir “Escritores da Liberdade” (Freedom Writers). Fiquei muito sensibilizada com o filme, pois apesar de falar da guerra de gangues em Los Angeles nos anos 90, apresenta uma realidade muito próxima da nossa, nos subúrbios de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Confiram o trailer:

Hilary Swank interpreta Erin Guerel, uma jovem e idealista professora, que não ignora as histórias de seus alunos, mas os ensina a contá-las. E assim, faz a diferença na vida daqueles adolescentes, mudando seu presente e seu futuro.

Conheço várias professoras idealistas assim, comprometidas com a educação, desejosas de dar o melhor de si para mudar o mundo, não através de grandes obras, mas sim de ações locais e factíveis para mudar a realidade daqueles que estão mais próximos.

Recomendo enfáticamente este filme. E sugiro que ao assiti-lo, pensem nas crianças e jovens, pelo mundo todo, que são discriminados e privados de oportunidades pelo preconceito, pelo racismo, pela xenofobia, e pelo egoísmo daqueles que nunca aprenderam a ver outros pontos de vista.

Boa semana curta a todos!

Selma Moura

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

3 thoughts on “Dica de filme: Escritores da Liberdade

  1. FABÍOLA says:

    Já assisti esse filme e ele é fenomenal mesmo. Já o vi ser usado em sala de aula também para motivar os alunos a escreverem.
    Excelente dica! Vale muito assisti-lo.

  2. patricia escanho says:

    Oi, Selma. Também adoro esse filme e o revejo de tempos em tempos. O que me comove nele é o poder transformador da escrita. De uma prática de escrita que se estabelece no grupo não a partir de uma metodologia ou estratégia de ensino, nem a partir do que o livro didático prescreve, nem tampouco por questões específicas da forma da língua. O fato dos alunos experimentarem a escrita como um exercício que os possibilita pensar o mundo, eles mesmos faz pensar sobre as práticas que ofertamos na escola, não?
    Beijo pra vc.

Deixe uma resposta

On Key

Related Posts

Descubra mais sobre Educação Bilíngue no Brasil

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading