Dica de filme: Escritores da Liberdade

Acabei de assistir “Escritores da Liberdade” (Freedom Writers). Fiquei muito sensibilizada com o filme, pois apesar de falar da guerra de gangues em Los Angeles nos anos 90, apresenta uma realidade muito próxima da nossa, nos subúrbios de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Confiram o trailer:

Hilary Swank interpreta Erin Guerel, uma jovem e idealista professora, que não ignora as histórias de seus alunos, mas os ensina a contá-las. E assim, faz a diferença na vida daqueles adolescentes, mudando seu presente e seu futuro.

Conheço várias professoras idealistas assim, comprometidas com a educação, desejosas de dar o melhor de si para mudar o mundo, não através de grandes obras, mas sim de ações locais e factíveis para mudar a realidade daqueles que estão mais próximos.

Recomendo enfáticamente este filme. E sugiro que ao assiti-lo, pensem nas crianças e jovens, pelo mundo todo, que são discriminados e privados de oportunidades pelo preconceito, pelo racismo, pela xenofobia, e pelo egoísmo daqueles que nunca aprenderam a ver outros pontos de vista.

Boa semana curta a todos!

Selma Moura

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

3 thoughts on “Dica de filme: Escritores da Liberdade

  1. FABÍOLA says:

    Já assisti esse filme e ele é fenomenal mesmo. Já o vi ser usado em sala de aula também para motivar os alunos a escreverem.
    Excelente dica! Vale muito assisti-lo.

  2. patricia escanho says:

    Oi, Selma. Também adoro esse filme e o revejo de tempos em tempos. O que me comove nele é o poder transformador da escrita. De uma prática de escrita que se estabelece no grupo não a partir de uma metodologia ou estratégia de ensino, nem a partir do que o livro didático prescreve, nem tampouco por questões específicas da forma da língua. O fato dos alunos experimentarem a escrita como um exercício que os possibilita pensar o mundo, eles mesmos faz pensar sobre as práticas que ofertamos na escola, não?
    Beijo pra vc.

Deixe uma resposta

On Key

Related Posts