Dica de filme: Escritores da Liberdade


Acabei de assistir “Escritores da Liberdade” (Freedom Writers). Fiquei muito sensibilizada com o filme, pois apesar de falar da guerra de gangues em Los Angeles nos anos 90, apresenta uma realidade muito próxima da nossa, nos subúrbios de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Confiram o trailer:

Hilary Swank interpreta Erin Guerel, uma jovem e idealista professora, que não ignora as histórias de seus alunos, mas os ensina a contá-las. E assim, faz a diferença na vida daqueles adolescentes, mudando seu presente e seu futuro.

Conheço várias professoras idealistas assim, comprometidas com a educação, desejosas de dar o melhor de si para mudar o mundo, não através de grandes obras, mas sim de ações locais e factíveis para mudar a realidade daqueles que estão mais próximos.

Recomendo enfáticamente este filme. E sugiro que ao assiti-lo, pensem nas crianças e jovens, pelo mundo todo, que são discriminados e privados de oportunidades pelo preconceito, pelo racismo, pela xenofobia, e pelo egoísmo daqueles que nunca aprenderam a ver outros pontos de vista.

Boa semana curta a todos!

Selma Moura

Anúncios
, , ,

Siga-nos!

EBB nas redes sociais

3 Comentários em “Dica de filme: Escritores da Liberdade”

  1. Selma Moura Diz:

    Professores têm o poder de mudar, pouco a pouco, a realidade de seus alunos, e assim mudar o mundo!

    Curtir

  2. FABÍOLA Diz:

    Já assisti esse filme e ele é fenomenal mesmo. Já o vi ser usado em sala de aula também para motivar os alunos a escreverem.
    Excelente dica! Vale muito assisti-lo.

    Curtir

  3. patricia escanho Diz:

    Oi, Selma. Também adoro esse filme e o revejo de tempos em tempos. O que me comove nele é o poder transformador da escrita. De uma prática de escrita que se estabelece no grupo não a partir de uma metodologia ou estratégia de ensino, nem a partir do que o livro didático prescreve, nem tampouco por questões específicas da forma da língua. O fato dos alunos experimentarem a escrita como um exercício que os possibilita pensar o mundo, eles mesmos faz pensar sobre as práticas que ofertamos na escola, não?
    Beijo pra vc.

    Curtir

O que você acha? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: