Plurilinguismo e Cultura de Massas

Foi-se o tempo em que o bilinguismo era visto como um problema, causador de confusão e baixa performance linguística. Ainda bem! Hoje reconhecemos que saber mais de uma língua ajuda a compreender melhor a primeira língua, permite a comunicação com muito mais gente, e amplia o universo cultural.

Um dos sinais dessa mudança de mentalidade está na cultura de massa. Cada vez mais vemos músicas bilíngues. Desde Madonna, com “La isla bonita”, música com trechos em inglês e espanhol, passando por Lady Gaga, com “Alejandro” , Rihanna com “Te amo” além de inúmeras contribuições de cantores latino-americanos como Shakira, Alejandro Sans, Ricky Martin, e tantos outros. além de se firmarem como cantores populares de sucesso, marcaram seu bilinguismo em suas músicas.

Portanto, saber mais de uma língua já é visto como algo mais comum e mais positivo por essa geração de adolescentes e jovens. Com a intensificação das migrações e da comunicação na internet, imagino como será na próxima geração… provavelmente, ainda mais plurilíngue!

Ah, e pora falar nisso, a música do vídeo acima é cantada em três línguas. Você consegue distinguir quais?

Selma Moura

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

One thought on “Plurilinguismo e Cultura de Massas

Deixe uma resposta

On Key

Related Posts