Impressões do BRAZ-TESOL 2010

Vinícius Nobre, próximo presidente do BRAZ-TESOL

Imagine mais de 1200 professores vindos de todas as partes do Brasil para dedicar uma semana de suas férias aos estudos e à troca de experiências educativas.

Imagine mais de 40 jovens voluntários que dedicaram seu tempo antes e durante o evento para garantir que cada detalhe do evento estivesse organizado, e que receberam a todos com entusiasmo e alegria.

Imagine uma associação de professores criada, mantida e administrada por voluntários, que doam seu tempo e conhecimento à melhoria do ensino e da educação.

Imagine mais de 2oo apresentações, entre plenárias, minicursos, workshops, relatos, etc

Imagine uma escola generosa em receber todos estes participantes.

Imagine muita troca de informação, reflexões sobre os desafios vividos em sala de aula, orgulho e entusiasmo em compartilhar práticas bem-sucedidas, jovens professores corajosamente fazendo sua primeira apresentação.

Imagine amigos se reencontrando, dividindo vivências, mandando e-mails, twitters, mensagens em facebook e orkut, fazendo planos mirabolantes.

Imagine que apesar de todos os problemas e dificuldades de sua profissão, esses professores e professoras encontraram tempo, vontade e disposição de participar desse evento por uma semana.

Imaginou tudo isso? Essa é uma vaga ideia do que foi o 12th Braz-Tesol National Convention em São Paulo, na semana passada.

Para quem não sabe, o Braz-Tesol é uma associação nacional de professores de inglês que realiza uma série de ações educativas, inclusive eventos locais, regionais e nacionais, para refletir sobre o ensino desta língua e aperfeiçoá-lo.

Para mim foi uma delícia participar do meu primeiro BT Convention. Fiquei encantada com o clima de amizade e entusiasmo que cercava todo o comitê organizador, os jovens voluntários (minders) e os participantes. A organização foi cuidadosa, pensou em cada detalhe para receber bem os participantes, e acabou promovendo um encontro revigorante.

Um dos aspectos mais especiais no evento foi a aproximação de professores de contextos muito diversos, para benefício mútuo. É muito bom trocar com quem pensa diferente, tem outras experiências e pode nos fazer ver outros pontos de vista e conhecer outros contextos. A aproximação entre as escolas de idiomas e as escolas bilíngues, proposta nesse evento, foi um dos maiores ganhos para todos os educadores, pois é pela diversidade que aprendemos, refletimos e revemos nossa prática.

E um dos frutos deste evento foi o embrião de um novo SIG (Special Interest Group) no âmbito do Braz-Tesol: o SIG de Bilinguismo! Em breve teremos novidades sobre este bebê…

E por enquanto, compartilho algumas fotos de momentos especiais no 12th BRAZ-TESOL National Convention. Enjoy them!

Selma Moura

Paulo Silva, Braz-Tesol host

Selma Moura, Marcello Marcelino, Marcelo Rangel e Ana Cláudia Peters no Coquetel de abertura
Plenárias no Auditório. Selma Moura, Norma Wolffowitz-Sanchez e Bianca Garcia

As jovens e entusiasmadas voluntárias do BT: Tania Matsunaga, ...

Alguns voluntários: Veruska Gallo, Vinícius Nobre e Ever Malvesi

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

2 thoughts on “Impressões do BRAZ-TESOL 2010

  1. Cristina Helena Evelyn Tinoco Teixeira says:

    Selma,
    Loved what you wrote up there – BrazTesol was really great – I had a fantastic time and was lucky to have chosen only excellent speeches/speakers (I think we were at one of them together, where the two girls from USP talked about Multiliteracy). I’m an image researcher in a CNPq group in PUC-Rio.
    I’ll keep in touch now that I have found your blog – it is yours, right?
    luv
    CrisTinoco

    • Selma Moura says:

      Thank you for your comment! I’d love to keep in touch with you!
      Please feel free to visit, comment and post on the blog whenever you want.
      Have a great week!
      Selma

Deixe uma resposta

On Key

Related Posts

Descubra mais sobre Educação Bilíngue no Brasil

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading