Escolas de fronteira começam a funcionar no segundo semestre

Quarta-feira, 23 de junho de 2010

Portal MEC
Porto Alegre (RS) – O município gaúcho de Santana do Livramento e a cidade uruguaia de Rivera, no Rio Grande do Sul, vão implantar projeto-piloto para escolas de educação profissional de fronteira. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 23, durante o 1º Encontro de Escolas de Educação Profissional de Fronteira realizado no campus Porto Alegre, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Outros nove estados também vão estabelecer unidades binacionais para atender, com cursos técnicos presenciais e a distância, brasileiros e estrangeiros.

Segundo o secretário de educação profissional do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, um mundo globalizado não se dá somente pelos mercados, mas também pela integração cultural e educacional. “Conhecimento não tem fronteira. Com este projeto estamos dando mais um passo para consolidar a integração latino-americana”, disse.

O evento que se estende até esta quinta-feira, 24, debaterá possibilidades de implantação de escolas binacionais a partir de um instituto federal existente. “Estamos desencadeando um projeto que aprofunda as relações e qualifica o intercâmbio”, afirmou a reitora do IFRS, Claudia Shiedeck, que representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Início – Já no segundo semestre deste ano, começam as aulas em Santana do Livramento e Rivera. No lado brasileiro, serão duas turmas de 40 alunos do curso técnico em informática para internet. Do lado uruguaio, será oferecido o curso técnico em controle ambiental, que está sob a coordenação da Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU) e contará inicialmente com 30 estudantes. “Os cursos estão sintonizados com os arranjos produtivos locais e regionais, o que alavancará o desenvolvimento destas regiões”, destacou o reitor do instituto federal sul-rio-grandense, Antonio Carlos Brod, que coordena o processo em Santana do Livramento.

Felipe De Angelis

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

On Key

Related Posts

Descubra mais sobre Educação Bilíngue no Brasil

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading