Quarta-feira, 23 de junho de 2010 – 11:19
O Ministério da Educação promove nesta quarta-feira, 23, e na quinta, 24, em Porto Alegre, o 1º Encontro das Escolas de Educação Profissional de Fronteira. Os participantes vão discutir a possibilidade de implantação de escolas binacionais a partir de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia.
Dez estados e oito países do continente têm potencial para receber cursos técnicos, material bilíngue e aulas de idioma. O encontro, que será aberto às 14h, no campus de Porto Alegre do instituto federal do Rio Grande do Sul, reunirá representantes do MEC, dos institutos, da Agência Brasileira de Cooperação e de países que fazem fronteira com o Brasil.
No segundo semestre, terá início o projeto-piloto das escolas de fronteira, em Santana do Livramento (RS) e Rivera, Uruguai. No lado brasileiro, haverá duas turmas de 40 alunos do curso técnico em informática para internet. Do lado uruguaio, será oferecido o curso técnico em controle ambiental, sob a coordenação da Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), com 30 estudantes, inicialmente.
Em Santana do Livramento, o processo será coordenado pelo instituto federal Sul-Rio-Grandense. “Os cursos sempre levarão em conta os arranjos produtivos locais. As escolas, além de levar desenvolvimento às regiões de fronteira, vão aprofundar a integração entre as nações”, afirmou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do MEC.
Assessoria de Imprensa da Setec