Encontro no Sul discute a criação de escolas binacionais

Quarta-feira, 23 de junho de 2010 – 11:19
O Ministério da Educação promove nesta quarta-feira, 23, e na quinta, 24, em Porto Alegre, o 1º Encontro das Escolas de Educação Profissional de Fronteira. Os participantes vão discutir a possibilidade de implantação de escolas binacionais a partir de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia.

Dez estados e oito países do continente têm potencial para receber cursos técnicos, material bilíngue e aulas de idioma. O encontro, que será aberto às 14h, no campus de Porto Alegre do instituto federal do Rio Grande do Sul, reunirá representantes do MEC, dos institutos, da Agência Brasileira de Cooperação e de países que fazem fronteira com o Brasil.

No segundo semestre, terá início o projeto-piloto das escolas de fronteira, em Santana do Livramento (RS) e Rivera, Uruguai. No lado brasileiro, haverá duas turmas de 40 alunos do curso técnico em informática para internet. Do lado uruguaio, será oferecido o curso técnico em controle ambiental, sob a coordenação da Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), com 30 estudantes, inicialmente.

Em Santana do Livramento, o processo será coordenado pelo instituto federal Sul-Rio-Grandense. “Os cursos sempre levarão em conta os arranjos produtivos locais. As escolas, além de levar desenvolvimento às regiões de fronteira, vão aprofundar a integração entre as nações”, afirmou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do MEC.

Assessoria de Imprensa da Setec

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Most Popular

Social Media

On Key

Related Posts