Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil

Confiram o interessante trabalho de Rodrigo Cunha sobre políticas linguísticas e educação bilíngue em contextos indígenas. Aqui você encontra o resumo e, clicando no título, vai para o artigo completo. Boa leitura!

Educar em Revista – Educ. rev.  no.32 Curitiba  2008

Print version ISSN 0104-4060

 

doi: 10.1590/S0104-40602008000200011

Rodrigo Bastos Cunha

Doutorando em Lingüística Aplicada pelo IEL-Unicamp. Bacharel em Lingüística, com especialização em Jornalismo Científico e mestrado em Comunicação Social. Pesquisador do Labjor/Unicamp. E- mail: brcunha@unicamp.br


RESUMO

Neste artigo, após uma breve revisão conceitual sobre planejamento e política lingüística, modelos de políticas de línguas e um caso exemplar de política lingüística no mundo, abordarei questões atuais de políticas de línguas no Brasil, como o ensino bilíngüe em escolas indígenas, o financiamento a pesquisas para documentação de línguas em extinção, a revitalização de línguas ou de variedades de línguas e investimento governamental em material didático específico para a educação indígena.

Palavras-chave: política lingüística; línguas indígenas; educação indígena.


ABSTRACT

In this article, after a brief conceptual revision on language planning and policy, models of language policies and an exemplary case of language policy in the world, I will approach actual issues about languages policies in Brazil, such as the bilingual education in indigenous schools, the financing to research for documentation of languages in extinction, the revitalization of languages or their varieties and the governmental investment in specific didactic material for the indigenous education.

Keywords: language policy; indigenous languages; indigenous education.


Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Most Popular

Social Media

On Key

Related Posts

Adeus 2020, bem vindo 2021!

Uau, que ano tivemos! Não conheço nenhum educador que não tenha sentido que viveu mais desafios no ano que terminou do que em muitos anos