Educação Bilíngue no Brasil

10/01/2010

Uncategorized


A Educação Bilíngue e o Ensino de Línguas têm crescido nos últimos anos em todo o mundo, e também no Brasil. Em um mundo cada vez menor e mais conectado, o contato entre pessoas de lugares distantes, falantes de línguas diversas, é maior que nunca. Falar apenas uma língua é pouco, e restringe o acesso ao conhecimento e o contato com pessoas de outras partes.

A língua portuguesa é uma língua imigrante, e tem uma história recente no país. E embora seja oficial, não é a única língua falada no país, nem a língua materna de todos os brasileiros. Por isso, embora na superfície o Brasil pareça um país monolíngue, isso é porque nos acostumamos a não ver as quase 200 línguas presentes no país, que são ‘invisibilizadas’ e ‘minoritarizadas’, como diz a Profa. Marilda Cavalcanti, da Unicamp.

Mas hoje começamos a perceber que os direitos linguísticos são também direitos humanos. Começamos a reconhecer  que todos têm o direito de serem educados em sua língua materna, seja ela indígena, de surdos ou de imigração, e não apenas na língua portuguesa. Precisamos ainda reconhecer que todos também têm o direito de aprender línguas adicionais para ter acesso a mais informação, conhecimento e comunicação com este mundo.

Vivemos um tempo de mudanças. Mudanças rápidas, inesperadas, que dificilmente nos deixam divisar o que será o futuro. Viver neste tempo é um privilégio e uma responsabilidade. Não podemos ficar alheios a essas mudanças, pois elas afetam a todos. Neste espaço vamos refletir sobre a relação entre essas mudanças sociais, a linguagem e a educação.

Seja bem vindo para participar!

Selma de Assis Moura

Anúncios

Siga-nos!

EBB nas redes sociais

Nenhum comentário ainda.

O que você acha? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: