É hora de renovar a biblioteca da escola bilíngue


Educação bilíngue é muito mais do que apenas aprender línguas. Educação bilíngue tem a ver com conhecer melhor a si mesmo, as culturas das quais se participa e outras culturas, outras formas de ver e pensar o mundo.

Aprender deve ser uma aventura desafiadora, prazerosa e de melhoria de cada um, que reflete na melhoria da comunidade, da sociedade e do mundo. Aprender outras línguas e culturas pode ajudar a desenvolver valores como respeito, apreciação pela diversidade e tolerância.

Livros são ótimos para apresentar outras formas de ver o mundo. Eles mexem com a imaginação e permitem que o leitor se posicione como o próprio personagem, identificando-se com seus sentimentos e necessidades. Bons livros motivam o leitor a ler mais sobre o assunto, a informar-se, a pensar e a compartilhar suas ideias. Bons professores sabem aproximar as crianças dos livros, despertando sua curiosidade e ampliando seu repertório cultural. Basta manter o fascínio e o encantamento da leitura para motivar nossos alunos a enveredar por este caminho. E, como diria a escritora Maria Dinorah,

“O livro é aquele brinquedo

que por incrível que pareça

entre um mistério e um segredo

põe ideias na cabeça”

Então, pensando em tudo isso, e nas semanas de planejamento que se aproximam, que tal incluir alguns livros que ampliam o repertório cultural de seus alunos, aproximando-os de outras formas de ver o mundo? Seguem algumas dicas:

Daniel Munduruku

O escritor indígena, que é professor Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, já escreveu dezenas de obras infantis para aproximar as crianças do universo do povo Munduruku, do qual o autor faz parte. Conheça mais sobre este autor no site http://www.danielmunduruku.com.br. Alguns dos títulos que recomendo são:

]

Gloria Kirinus

As delicadas e poéticas histórias de Gloria Kirinus, professora Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e professora da Universidade Federal do Paraná, estão em belos lívros bilíngues (português/espanhol), mas podem ser lidas por crianças de qualquer escola, pois apresentam uma visão sensível de línguas e culturas contribuindo para tecer contos, e despertam o interesse das crianças por aprender outras línguas. Conheça a autora e seu trabalho no site http://www.gloriakirinus.com.br, e confira alguns de seus títulos abaixo:

Acompanhe o blog para saber mais dicas de livros e materiais que enriqueçam a formação cultural de nossos alunos!

Selma Moura


About these ads

Sobre Selma Moura

Doutoranda em Linguística Aplicada na Unicamp, Mestre em Linguagem e Educação pela USP, especialista em Linguagens das Artes, coordenadora do Bilingualism SIG do Braz-Tesol, apaixonada por educação, línguas e linguagens e mãe orgulhosa de duas bilinguinhas!

Ver todos os artigos de Selma Moura

Siga-nos!

EBB nas redes sociais

Nenhum comentário ainda.

O que você acha? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 764 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: